JP Rufino é alvo de comentário racista durante "live"

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 19/02/2018 às 10:17
JP Rufino (Imagem: Reprodução/ Instagram)
JP Rufino (Imagem: Reprodução/ Instagram)

Enquanto fazia uma transmissão ao vivo da Mangueira, durante o Desfile das Campeãs no Sambódromo do Rio, JP Rufino foi vítima de um comentário racista. Sem tentar esconder a ofensa, um usuário do Instagram publicou uma sequência de comentários, chegando a chamar o ator, que tem apenas 15 anos, de "macaco". JP, por sua vez, não se intimidou: publicou um print do acontecido e afirmou que não vai se calar.

Leia Também: Camila Pitanga é insultada em shopping no Rio, diz jornal

Após a publicação de JP Rufino, onde ele se demonstra indignado com o acontecido, a mãe do jovem ator usou a conta do filho para fazer um desabafo. Na legenda da imagem, ela conta que pessoas próximas ao dono do perfil que fez o comentário racista a procuraram e afirmaram que a conta havia sido hackeada. No caso, outra pessoa teria xingado JP, utilizando a conta do usuário "joaomatheus7839".

Racismo e Injúria Racial

De acordo com o artigo 140, parágrafo 3, do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.

Racismo e Injúria Racial, no Brasil, são crimes diferentes, mas ambos são inafiançáveis. O primeiro acontece quando se ofende uma classe, generalizando. O segundo, acontece quando se ofende uma pessoa ou um grupo de pessoas específico. Por ter se referido somente ao jovem, o autor do comentário responderia por Injúria Racial, o que pode levar a uma pena de um a três anos.

Últimas notícias