Confira dicas para evitar a “ressaca” nesse Carnaval

Confira dicas para evitar a “ressaca” nesse Carnaval

Cuidado com o consumo de álcool nesse Carnaval (Imagem: Reprodução)

Publicado em Bebida Carnaval 2018 Saúde 6/02/2018 às 12:02

Não é novidade que o período carnavalesco é associado por muitos com o consumo de bebidas alcoólicas. Faltando apenas três dias, há quem já tenha comprado seu estoque ou quem já pense naquele open bar. Mas outra coisa comum no Carnaval é a famosa “ressaca” dos foliões após tomarem sua cervejinha, destilados ou o famoso Axé das ladeiras de Olinda. Pensando nisso, o nutricionista Wal Paes separou algumas dicas para evitar o mal-estar.

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Dias antes da folia:

“Alguns dias antes de brincar o Carnaval, vale se preparar ingerindo alimentos que trazem proteção extra ao fígado, como alho, azeite, beterraba e peixes. Eles, aliás, podem diminuir as chances de dores de cabeça na ressaca que representam sintomas de exaustão do órgão e suas enzimas”, explica Wal.

Nos dias de Carnaval

Antes de sair de casa para encarar a folia, o mais importante é estar bem alimentado, uma vez que o estômago vazio acelera a absorção do álcool pelo organismo. Frutas e vegetais ajudam que ele não entre na corrente sanguínea em sua totalidade. Quando começar a ingerir as bebidas alcoólicas, consumir petiscos ricos em proteínas (como carnes e queijos) ajudam em uma absorção menor do álcool.

Petiscos como carnes e queijo branco ajudam para uma absorção mais favorável do álcool

Petiscos como carnes e queijo branco ajudam para uma absorção mais favorável do álcool

“Só precisa usar o bom senso e não apostar nas versões absurdamente salgadas para não trazer mais sede e, assim, mais ingestão de álcool”, ressalta o nutricionista. Intercalar outras bebidas, como água e refrigerante, com os copos de cerveja ou as doses de vodka também ajudam a metabolizar o álcool.

Depois da bebedeira

Como ninguém quer perder um dia de Carnaval por causa daquela dor de cabeça, Wal Paes destaca que o consumo de sucos de acerola, limão e laranja ajudam a diminuir os efeitos da “ressaca”, uma vez que são ricos em antioxidantes protetores e vitamina C. O nutricionista ressalta que o consumo de água de coco e chás para purificar o organismo ajudam a deixar o folião pronto para outro dia.

Consumo de sucos e frutas ajuda a diminuir a ressaca

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Publicado por
Victor Augusto

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