Aos 96 anos, Ruth de Souza volta a atuar em minissérie da Globo

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 30/01/2018 às 18:15
Ruth de Souza - Foto: reprodução
Ruth de Souza - Foto: reprodução

A atriz Ruth de Souza, 96 anos, volta à TV num papel escrito especialmente para ela em Se Eu Fechar os Olhos Agora, minissérie da Globo assinada por Ricardo Linhares, em adaptação do romance homônimo de Edney Silvestre. O último trabalho de Ruth na televisão foi na série Na Forma da Lei, em 2010. Mas a história da atriz na teledramaturgia é extensa - desde 1951, na TV Tupi. Em 1969, tornou-se a primeira atriz negra a ser protagonista de uma produção - no caso, a novela A Cabana do Pai Tomás.

No teatro e no cinema, o trabalho de Ruth de Souza é anterior. Nos palcos ela estreou profissionalmente em 1945, na peça O Imperador Jones, sendo a primeira atriz negra a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já no cinema, lançou-se em 1948 e filmou até 2013. Em 1954,  foi indicada a Melhor Atriz no Festival de Veneza por seu trabalho no filme Sinhá Moça.

Ela é tema do livro Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza, de Julio Cláudio da Silva, relançado recentemente com prefácio de Lázaro Ramos. Há também uma biografia dedicada à sua vida: Ruth de Souza - Estrela Negra, de Maria Ângela de Jesus, pela Coleção Aplauso.

Últimas notícias