Catherine Deneuve critica campanha contra assédio às mulheres: "puritanismo"

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 09/01/2018 às 17:46
Catherine-Deneuve-FREDERIC-T-STEVENS-01 FOTO:

Catherine Deneuve está entre as cerca de cem personalidades francesas que acusam de "puritanismo" o movimento denunciando abusos contra mulheres na indústria cinematográfica. O manifesto endossado pela atriz foi lançado nesta terça-feira (09/01) com duras críticas à campanha surgida por conta de casos envolvendo o produtor Harvey Weinstein, e defendendo a "liberdade de importunar" dos homens, que consideram "indispensável à liberdade sexual".

"O estupro é crime. Mas o flerte insistente ou deselegante não é um delito, nem a galanteria uma agressão machista", afirmaram personalidades como a atriz Catherine Deneuve, a escritora Catherine Millet, a editora Joëlle Losfeld e a atriz Ingrid Caven, em manifesto publicado no jornal Le Monde. As artistas disseram que "não se sentem representadas por esse feminismo que, além das denúncias dos abusos de poder, adquire uma face de ódio aos homens e à sua sexualidade", em alusão ao movimento "#MeToo" ("eu também"), que surgiu para denunciar nas redes sociais casos de abusos machistas.

As mulheres também se referem ao movimento como "justiça sumária", que julga homens "cujo único erro foi ter tocado um joelho, tentado roubar um beijo" ou "falar de coisas 'íntimas' em um jantar profissional".Apesar de reconhecerem que o caso Weinstein fez surgir uma "tomada de consciência" sobre violência sexual contra as mulheres no contexto profissional, lamentam que agora sejam favorecidos os interesses dos inimigos da "liberdade sexual" e dos extremistas "religiosos".

No último domingo, estrelas de televisão e cinema de Hollywood se vestiram de negro no tapete vermelho do Globo de Ouro, em solidariedade à campanha “Time’s Up”, de combate ao abuso sexual no ambiente de trabalho. A atriz, apresentadora e produtora de cinema e TV Oprah Winfrey fez um forte discurso em apoio às mulheres que denunciaram condutas sexuais irregulares em Hollywood.

Últimas notícias