Site lista os maiores motivos de orgulho dos pernambucanos

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 26/12/2017 às 19:50
Uma multidão toma conta das ruas do Recife no Galo da Madrugada
Uma multidão toma conta das ruas do Recife no Galo da Madrugada

Pernambuco é conhecido por suas belas praias, bairros históricos das cidades de Olinda e Recife, além do agitado Carnaval de rua. O estado é também conhecido pela enorme paixão dos pernambucanos por sua história, cultura e, claro, por aquela mania de exaltar feitos ou características próprias.

A verdade é que o povo daqui tem muito orgulho de ser pernambucano e a maior autoestima em linha reta do mundo.

Toda essa paixão ganhou destaque no site El País, que nesta terça-feira (26), fez questão de listar os maiores casos de amor próprio dos pernambucanos. Confira:

Avenida Caxangá

Avenida Caxangá - Foto: Reprodução

Uma das principais avenidas do Recife, a Caxangá foi lembrada pelo site, pois durante muito tempo, com seu percurso reto de 6,2 quilômetros, ela foi "a maior avenida em linha reta do Brasil", superada em 1990 pela avenida Teotônio Segurando, localizada em Palmas, no Tocantins, que possui um trecho de 10,2 quilômetros em linha reta. Nada que impeça os recifenses de exaltar a avenida, construída ainda no século XIX.

Galo da Madrugada

Galo da Madrugada

Reconhecido pelo Guinness, em 1995, como o "maior bloco de Carnaval do mundo", o Galo da Madrugada traz o tradicional, espontâneo e criativo Carnaval de rua do Recife e arrasta mais de dois milhões de foliões para as ruas do centro. Não há como negar, a gente fala com um orgulho danado da nossa festa.

Alto do Moura

Foto: Reprodução

Bairro de Caruaru conhecido por causa do artesão Mestre Vitalino, o Alto do Moura é um importante polo de produção de artesanato, mas pode ser chamado também de "o maior centro de artes figurativas do mundo", por conta dos bonecos de barro feitos por Vitalino, retratando a cultura e o modo de vida dos nordestinos, principalmente daqueles que vivem no interior de Pernambuco. O trabalho de Mestre Vitalino pode ser encontrado até mesmo no museu do Louvre, em Paris.

Feira de Caruaru

Foto: Reprodução

É em Caruaru que está a "maior feira ao ar livre do mundo", segundo os pernambucanos. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial do Brasil, na feira de Caruaru tem todo tipo de produto: de roupas à comida.

São João de Caruaru

São João de Caruaru /Foto: Hivor Danierbe/Divulgação

É também em Caruaru que acontece "a maior festa de São João do Brasil" e esse "posto" foi respaldado pelo Guinness World Records. E como se não bastasse ser a maior festa, é lá que estão os maiores pé de moleques, os maiores bolos de milho, as maiores canjicas, e por aí vai.

Instituto Ricardo Brennand

Salão das armas no IRB. Foto: Reprodução/Internet

Inaugurado em 2012, o instituto Ricardo Brennand é um castelo que abriga as coleções de arte do empresário pernambucano Ricardo Brennand. Conhecido por ter "a maior coleção de armas brancas do mundo", o local foi eleito o melhor museu da América do Sul pelo site turístico TripAdvisor.

O maior consumidor de whisky

Foto: Reprodução

É, segundo o site El País, se você digitar no Google "Recife maior", automaticamente aparece, em primeiro lugar, "consumidor de whisky". Em 2009, a publicação inglesa The Whisky Magazine confirmou que a capital pernambucana detinha o maior consumo per capita da bebida em todo o mundo, com média de 16 doses anuais por habitante.

Shoppings

Shopping RioMar Recife/Foto: Vinícius Lubambo

Pernambuco não tem só as maiores feiras e carnavais ao céu aberto, outra tradição são os shoppings. Atualmente, o RioMar Shopping de Recife, inaugurado em 2012, com seus 295.000 metros quadrados de área construída, é o maior da cidade e "um dos maiores do Brasil", pois está em quarto lugar no ranking. No início dos anos 80, o shopping Recife, o primeiro grande centro de compras de Pernambuco, foi considerado como o maior shopping do Brasil.

Últimas notícias