Missa do Galo será celebrada neste domingo (24) por Dom Fernando Saburido

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 24/12/2017 às 9:13
Dom Fernando Saburido - reprodução do YouTube
Dom Fernando Saburido - reprodução do YouTube

Neste domingo (24), véspera do Natal, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a tradicional Missa do Galo, no Quartel da Polícia Militar, no Derby. A programação  contará com apresentação musical a partir das 18h, da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Pernambuco, e, em seguida, às 18h45, será recitado um Poema de Natal junto às apresentações do espetáculo Filho de deus, Menino Meu! e da cantora Cristina Amaral. A Santa Missa de Natal será presidida às 20h.

Missa do Galo é o nome dado pelos católicos à missa celebrada na véspera de Natal, que começa à meia-noite de 24 para 25 de dezembro. A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual, à meia-noite do dia 24 de dezembro, um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

O Natal significa o nascimento de Cristo, que se revive numa celebração próxima da meia noite, pela convicção de que o nascimento teria ocorrido por essa hora. Por tradição se associa a época natalícia à família, pois o nascimento de uma criança é sempre motivo de reunião e celebração. Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V após o Concílio de Éfeso (431 D.C.), começando a ser celebrada oficialmente na basílica erigida no monte Esquilino pelo papa Sisto III, dedicada a Nossa Senhora – posteriormente denominada Basílica de Santa Maria Maior. O galo foi escolhido como símbolo desta celebração porque, historicamente e tradicionalmente, representa vigilância, fidelidade e testemunho cristão.

 

Programação Oficial Missa do Galo 2017:

das 18h às 18h45 -Banda da Polícia Militar

das 18h45 às 19h – Recitacão Poema de Natal

das 19h às 19h30 – Apresentação do espetáculo Filho de Deus, Menino Meu!

das 19h30 às 19h45 – Cristina Amaral

20h – Celebração Eucarística presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife.

Últimas notícias