TAP celebra 50 anos de voo Recife/Lisboa com viagem no tempo

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 05/12/2017 às 1:11
Voo retrô
Voo retrô

A TAP cruzou o Atlântico, mais uma vez, nesta segunda-feira, com destino ao Recife. Tudo normal até aí. Isso a companhia aérea faz há exatos 50 anos. Mas este voo foi especial. Para comemorar seus 72 anos de existência e as cinco décadas da frequência para a capital pernambucana, a empresa propôs uma surpresa para os passageiros do TP011: uma viagem no tempo. Tudo remetia à glamorosa década de 70 na aeronave Airbus A330 “Portugal”, desde os balcões de check-in ao entretenimento de bordo. A aeronave ganhou pintura especial, a mesma inaugurada em meados da década de 50 e que decorou os aviões até o final dos anos 70.

O chef Rui Paula entre a tripulação

Aos passageiros deste voo, foram oferecidas etiquetas de bagagem e bolsas para cartões de embarque retro, à chegada ao aeroporto, bem como um diploma de viajante no tempo. A bordo, os passageiros foram recebidos por uma tripulação vestida com uma das mais emblemáticas fardas da TAP, criada pelo estilista francês Louis Féraud. O costureiro francês foi o vencedor de concurso aberto realizado em 1970 para o design das assistentes de bordo. Ele criou à época modelos para os diversos climas, com vestido e casaco, e desenho, ainda, o lenço e o avental com padrão e formatos originais. Do modelo anterior, criado por Sergio Sampaio, foi mantido o pompom nazareno que enfeitam os chapéus. Junto à tripulação, também vestida à caráter, estava a campeã olímpica de maratona Rosa Mota dando as boas vindas a quem entrava na aeronave.

A aeronave pintada como nos anos 70

Em seus assentos os clientes da TAP puderam encontrar a icônica bolsa da TAP dos anos 70 que, na Classe Executiva, foi preenchida com pijama, água-de-colónia Lavanda da Ach. Brito, creme de mãos Benamôr e uma Pasta Dentífrica Couto. As refeições também recriaram fielmente o que se servia a bordo. Rui Paula, o Chef Michelin convidado para a viagem, preparou um Bacalhau com Puré de Grão-de-bico, servido em ambas as classes, uma criação da sua autoria, incluída no projeto “Taste the Stars”. Marcas como a Coca-Cola e a cerveja Sagres marcaram a sua presença a bordo, servidas em garrafas de vidro e com o rótulo dos anos 70. Um vinho do Porto Porto Graham’s colheita de 1972 foi servido no fim da refeição, em Classe Executiva.

O figurino da época

Jornal de época

Foi a oitavo voo retrô da companhia aérea. Desde julho esta mesma surpresa foi oferecida a passageiros de voos para Toronto, Luanda, Maputo, Nova Iorque, Miami, Rio de Janeiro e São Paulo. O presidente do Conselho Administrativo da TAP, Miguel Frasquilho, também a bordo do voo retrô, revelou que, no ano que vem, pretende repetir a experiência para outros destinos e repetir alguns dos já contemplados.

Recife/Lisboa- Miguel Frasquilho desembarcou no Recife, onde terá reuniões, nesta terça-feira (5), com o prefeito do Recife, Geraldo Julio e também com o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras e a secretário de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça. Ao blog, ele revelou  que a empresa vai incrementar a quantidade de voos de oito semanais para dez com foco no Natal e Ano Novo. E mais, a partir do próximo verão europeu, em meados de maio/junho esse acréscimo será permanente podendo chegar a 11 voos semanais. Atualmente, das 10 cidades brasileiras mais importantes para a TAP, Recife ocupa a terceira colocação em receita e número de passageiros.

Últimas notícias