Recife recebe Première do apocalíptico "Unseen Enemy"

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 23/11/2017 às 11:31
(Imagem: Reprodução/Divulgação)
(Imagem: Reprodução/Divulgação)

Documentário Unseen Enemy (Inimigo Invisível), produzido pela diretora vencedora do Emmy Awards, Janet Tobias, tem sua chegada em território nacional no dia 5 de dezembro, na cidade do Recife. A sessão ocorre no Cinemark do RioMar, sendo fechada para convidados e para a imprensa de todo o país. O longa fala sobre o risco de uma epidemia global, analisando o ocorrido com o Ebola, Influenza e Zika vírus.

O Filme busca os melhores especialistas em mundiais sobre epidemias de vírus e bactérias, e deixa claro que elas não afetam somente o corpo do humano. Unseen Enemy mostra que os surtos, como poucos acontecimentos, podem ter como resultado a exposição do melhor e do pior da espécie. Buscando a aproximação com o fator social, o documentário vai além dos profissionais de saúde, colocando homens e mulheres comuns na frente das lentes. Eles, por sua vez, falam sobre como viveram o horror de uma epidemia e como saíram profundamente transformados por ela.

O longa ainda faz um resgate histórico, trazendo para a luz as maneiras pelas quais os melhores especialistas em bactérias e vírus do mundo combateram as várias epidemias que ocorreram nos últimos anos, como a varíola, na África. Apesar de invisível, uma doença pode matar mais que a própria guerra. A Gripe Espanhola de 1918, por exemplo, matou mais pessoas de forma silenciosa que a Primeira Guerra, com todo o seu armamento bélico.

https://www.youtube.com/watch?v=zsB1sYSHEAM

Unseen Enemy ainda alerta para os riscos que as doenças mais "comuns" podem trazer para a sociedade global. A gripe, por exemplo, é essencialmente uma pandemia, que afeta os continentes, matando entre 250.000 e 500.000 pessoas. Finalmente, por meio do recente surto de Zika no Brasil, o filme explica como a doença que surgiu na África, e pode agora se deslocar pelo mundo, afetando os mais vulneráveis: mulheres grávidas e bebês.

O documentário foi co-produzido pela emissora de TV estadunidense CNN, além de contar com a narração do renomado ator e vencedor do Globo de Ouro, Jeffrey Wright. Para completar a produção, o longa também foi filmado com participação de Cesar Charlone, diretor de fotografia do clássico Cidade de Deus (2002).

Unseen Enemy alerta a sociedade para os riscos de epidemias (Imagem: Reprodução/CNN) Unseen Enemy alerta a sociedade para os riscos de epidemias (Imagem: Reprodução/CNN)

A sessão começa às 19h10, sendo antecedida por breve apresentação, realizada por Naima Vogtprodutora associada da Sierra /Tango Productions (empresa que participou da produção do longa) e por Bruno Costa, CEO da Jansen (empresa apoiadora do documentário).

Após o filme, ocorrerá um debate, mediado pela jornalista Camilla Costa (da BBC Brasil, especialista na cobertura científica e na crise do Zika vírus no País). Além dela, participarão do debate pessoas como: Vanessa Van Der Linden (personagem do filme e neuropediatra), Germana Soares (a líder da UMA - União de Mães de Anjos), Jailson Correia (secretário de saúde do Recife), Jonas Brant (pesquisador da Universidade de Brasília em saúde pública e sistemas de segurança e vigilância).


Serviço:

PREMIÈRE DO LONGA “UNSEEN ENEMY” NO BRASIL

 Local: Sala 4, Cinemark do shopping RioMar, Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife.

DATA: Dia 05, às 19h (início da exibição do filme). Coquetel de recepção às 18h30 (exclusivamente para os convidados). Com debate após a sessão.

 

Últimas notícias