Outubro Rosa: mitos e verdades sobre mamografia

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 28/10/2017 às 15:13
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Que a mamografia é fundamental para o diagnóstico do câncer de mama, todo mundo sabe. No entanto, algumas dúvidas ainda pairam sobre esse tipo de exame. Pensando em desmistificar a ultrassonografia, o Social1 conversou com as médicas radiologistas Dra Norma e Beatriz Maranhão, do Lucilo Maranhão Diagnósticos, sobre as principais dúvidas acerca da avaliação por imagem.

Foto: Thiago Carvalho/Divulgação

O autoexame dispensa a mamografia?  Não dispensa. O autoexame funciona apenas para guiar alguma dúvida diagnóstica, alteração palpável, achado novo. O procedimento não é seguro para dizer que não existe alteração maligna. Desta forma, a mamografia deve ser utilizada para encontrar achados assintomáticos.

mamografia é o principal exame para detecção do câncer de mama? É um dos principais exames, já que é feito para rastrear. A mamografia foi o único exame que mostrou redução de mortalidade do câncer de mama.

mamografia dói? Geralmente não causa dor, mas algumas pacientes apresentam uma sensibilidade natural, chamado de mastalgia (dores nas mamas). Para elas, a compressão da mamografia termina sendo sentida, causando relatos de dor durante a realização do exame.

mamografia funciona apenas para identificar o câncer de mama? O exame detecta câncer e alterações benignas, tais como alterações pós-cirúrgicas e avalia implantes mamários.

mamografia digital é melhor do que a convencional? A mamografia digital é muito superior a convencional. Ela além de emitir menor radiação, ainda apresenta melhor qualidade de imagem.

mamografia é cara? Relativamente não é um exame caro. Além de ser bastante disponível pelo SUS.

Próteses de silicone atrapalham a mamografia Para quem tem silicone, o exame é feito de maneira diferente. Nesses casos, a mamografia precisa de um pouco mais de imagens. Por isso são oito radiografias, quatro de cada mama.  Sendo quatro com a prótese e quatro com uma manobra com a técnica que afasta a prótese para cima e para trás, sendo possível radiografar apenas o tecido mamário.

Todas as mulheres devem realizar a mamografia a partir da mesma idade? A recomendação atual é de que deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos para pacientes que não apresentam fatores de risco e a partir dos 35 anos para pacientes do grupo de risco.

mamografia pode ser substituída por ressonância magnética ou ultrassonografia? A mamografia não pode ser substituída por ultrassom e ressonância, eles são exames complementares.

Estou grávida, posso fazer mamografiaPaciente grávida não deve fazer mamografia, no entanto, se ao fizer o exame, não souber da gravidez, por ela estar ainda em estágio inicial, não há risco de teratogenicidade para o feto, pois a radiação é mínima.

Sobre os exames

Mamografia - é indicada como rastreio para paciente assintomático acima dos 40 anos.  É fundamental para avaliação de alterações e calcificações suspeitas, sendo o único método que rastreia tais calcificações.

Ultrassonografia - é o método complementar para avaliação da mamografia, avaliação de nódulos, implantes e alterações palpáveis em mamas jovens.

Ressonância - é indicada para pacientes de alto risco, em estadiamento pré-operatório e com avaliação para quimioterapia neoadjuvante.

Últimas notícias