Morre o jornalista Marcelo Rezende

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 16/09/2017 às 19:33
Marcelo Rezende - Foto: reprodução do Instagram
Marcelo Rezende - Foto: reprodução do Instagram

Morreu neste sábado (16) o jornalista Marcelo Rezende, aos 65 anos, devido à falência múltipla dos órgãos. O ex-apresentador do Cidade Alerta estava internado desde o dia 13 no Hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo, com quadro de pneumonia e em estado grave, devido ao câncer no pâncreas com metástase no fígado. Carioca, Marcelo Luís Rezende Fernandes começou a carreira aos 19 anos. Passou pelo extinto Jornal dos Sports, Rádio Globo, jornal O Globo e revista Placar, até ir para a Rede Globo, em 1987, para a área de esportes.

Ainda na Globo, mas transferido para a editoria geral da Globo, o faro investigativo de Marcelo Rezende sobressaiu ao cobrir casos como a prisão dos sequestradores de Roberto Medina, do Rock in Rio; a busca por PC Farias, o crescimento do MST e o caso Favela Naval, quando em Diadema (SP), em 1997, policiais foram flagrados por um cinegrafista amador torturando pessoas. Este último caso é considerado divisor de águas na área de direitos humanos no Brasil.

A popularidade de Marcelo Rezende cresceu ao apresentar o programa da Globo Linha Direta. Mudou-se para a Band, onde comandou o semelhante Tribunal na TV, passou pela Rede TV!, na função de âncora de telejornal, e chegou à Record, onde esteve até maio à frente do Cidade Alerta. Por sua atuação no programa, de perfil sensacionalista, dividia opiniões, mas rendeu bons números de audiência à emissora. O jornalista deixa cinco filhos.

Marcelo Rezende à época da apresentação do "Cidade Alerta" - Foto: Reprodução

Diagnóstico e tratamento

A saúde de Marcelo Rezende começou a se mostrar debilitada no início de maio deste ano, quando sentiu dores abdominais e, socorrido pelo apresentador Geraldo Luís, de quem era amigo, foi levado para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Exames indicaram que o jornalista estava com câncer no pâncreas com metástase no fígado. De pronto, iniciou quimioterapia.

À época, ele falou ao Domingo Espetacular: "Ninguém fala o nome de uma doença. E quando, de repente, eu me descubro que estou com câncer, falar a palavra parece que o mundo desaba". Na mesma entrevista, foi enfático: "Não tenho medo da morte".

Dias depois, ainda em maio, Marcelo Rezende anunciou no Instagram que faria um retiro espiritual de sete dias. "Apenas eu e Deus. Apenas orações, leitura de textos sagrados e reflexões sobre a vida. Só não fiz jejum por uma razão - as drogas que me aplicam mais parecem que vão me matar do que me salvar. Mas isso fica em segundo plano. O importante é que estou aqui orando firme e tenho certeza de que já estou curado", contou, em vídeo, referindo-se à quimioterapia.

Perto do fim de maio, agradeceu às orações em novo vídeo postado no Instagram e desabafou: "Se eu disser para você que é uma travessia fácil, não é". Porém mostrou-se confiante na legenda: "Mais uma etapa da CURA sob a orientação do ESPÍRITO DE DEUS. FÉ é CRER incondicionalmente".

Em junho, ele foi a outro retiro, desta vez em Minas Gerais. "Estou indo para a terceira etapa do meu tratamento, que eu chamo de 'A Farmácia de Deus'. É em Minas Gerais que eu encontrei um local onde estou sendo acolhido, cuidado e, mais do que isso, caminhando no sentido da cura. A partir daí não adianta curar o físico sem não ter o espiritual. Eu cuido muito do espiritual porque quem está fazendo essa travessia da cura é Deus".

Também anunciou que abandonara a quimioterapia, na primeira sessão, e que estava seguindo uma dieta sem carboidrato, mas rica em gordura e proteína, com o objetivo de "matar as células de fome" e, assim, reduzir o fornecimento de glicose. Além disso, a namorada, Luciana Lacerda, revelada em junho, teria viajado aos Estados Unidos para comprar não se sabe quais medicamentos. "Na hora da alegria e da dor - esse é o amor verdadeiro, não é mesmo, LU", declarou-se a ela, em novo post no Instagram.

Depois de um tempo ausente das redes sociais, no início de setembro, Marcelo Rezende voltou a publicar um vídeo, mais abatido do que nunca, em que desabafa: "O que eu tenho é câncer. Tem altos e baixos, como uma montanha-russa". Em reação ao vídeo, Milton Neves implorou no Twitter: "Volte pro hospital e ajude Deus a te ajudar".

Últimas notícias