Morre Pierre Bergé, empresário e ex-companheiro de Yves Saint Laurent

Morre Pierre Bergé, empresário e ex-companheiro de Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent e seu companheiro, o empresário Pierre Bergé /Foto: Reprodução/Jacky Naegelen

Publicado em Famosos 8/09/2017 às 10:46

Morreu na madrugada desta sexta-feira (8), aos 86 anos, o empresário e mecenas francês Pierre Bergé, que foi casado durante anos com o estilista Yves Saint Laurent, ajudando a criar sua marca. Conforme informação do Estadão, o falecimento foi anunciado pela própria fundação de Pierre, por meio de um comunicado. De acordo com a nota, ele morreu enquanto dormia por conta de uma “longa doença”, em sua casa em Saint Rémy de Provence, no sudeste da França.

Pierre Bergé conheceu Yves Saint Laurent em 1958 e três anos depois, criaram a marca de moda que o empresário dirigiu até 2002. Eles viveram juntos durante cinquenta anos. O empresário também criou a Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, para conservar a obra do famoso estilista, organizar exposições e atividades culturais. Em março deste ano, Bergé tinha se casado com o paisagista americano Madison Cox.

ATIVISTA

Ativista cultural, Bergé leiloou parte das obras de arte que acumulou durante décadas, em 2009, por cerca de 375 milhões de euros. Em 1977, ele comprou o Teatro do Ateneu e depois cedeu ao Estado francês. Pierre também foi ativista político: próximo ao Partido Socialista, Bergé apoiou a candidatura de François Mitterrand, nas eleições de 1988, defendeu os direitos dos homossexuais e, em 1994, foi um dos fundadores da associação de luta contra Aids, Sidaction.

Compartilhe
Publicado por
Anneliese Pires

Comentários
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com