Gigantes de luxo vetam modelos muito magras e com menos de 16 anos

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 08/09/2017 às 18:01
SPFW - Foto: Divulgação
SPFW - Foto: Divulgação

As gigantes de luxo Kering e LVMH, proprietárias de marcas como Balenciaga, Gucci, Dior e Louis Vuitton, lançaram código de ética comprometendo-se a não trabalhar com modelos extremamente magras nem com menores de 16 anos. A orientação vale para desfiles e campanhas publicitárias em todo o mundo.

Sobre o peso, modelos terão de apresentar atestados médicos emitidos, no máximo, seis meses antes, com o índice de massa corporal (IMC). E os estilistas estão proibidos de confeccionar peças em tamanhos inferiores a 34, para mulheres, e 44, para homens, isso com base nas medidas francesas.

Quanto à proibição de se contratar modelos com menos de 16 anos, a medida parte do pressuposto de que meninas de 15 anos não têm experiência para enfrentar o difícil mercado da moda.

O código de ética traz, ainda, orientações de cuidado com modelos jovens, de 16 a 18 anos, e é incisivo sobre nudez ou seminudez, estabelecendo que os modelos têm de estar em total acordo. Consta também tópico exigindo que seja disponibilizado local reservado para que modelos troquem de roupa, além de comida e bebida necessárias.

A aplicação dessas regras será monitorada por um comitê instaurado por ambos os grupos. A Kering é detentora das marcas Alexander McQueen, Balenciaga, Bottega Veneta, Christopher Kane, Gucci, Saint Laurent e Stella McCartney. Já o LVMH detém Berluti, Céline, Dior, Fendi, Givenchy, Kenzo, Loewe, Louis Vuitton e Pucci.

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