Game of Thrones: saiba quem está por trás do primoroso figurino da série

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 24/08/2017 às 11:30
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Chegando à sua reta final, a saga Game of Thrones, que está na sua sétima e penúltima temporada tem milhares de fãs espalhados por todo mundo, é sucesso de audiência, não só pela trama repleta de ação, reviravoltas e efeitos especiais, mas também pelo seu figurino invejável. A cabeça por trás das belíssimas roupas bem desenhadas e costuradas de Cersei Lannister, Jon Snow, Daenerys Targaryen e companhia, atende pelo nome de Michele Clapton, vencedora do prêmio Emmy em 2012, 2014 e 2016.

Michele Clapton

Inspirado em uma realidade fantástica, o figurino de GoT é fruto da espetacular imaginação de Michele Clapton. O impacto da sua criatividade na série já chegou inclusive à moda atual. Um dos exemplos mais badalados vem do estilista libanês Elie Saab, cuja coleção Um conto de reis caídos foi apresentada na última edição da Paris Fashion Week. A  técnica manual de Michele para construção dos bordados foi o que chamou a atenção da HBO que, com certeza, foi a melhor escolha para vestir os personagens. Os looks são primorosos não apenas pela beleza, mas porque revelam a evolução do enredo, indicando o que se pode esperar para breve.

Daenerys Targaryen (Emilia Clark)

Exemplo disso está no guarda-roupa de Daenerys Targaryen. Da primeira à sétima temporada, a mãe dos dragões já mudou de estilo pelo menos quatro vezes. "No começo da série, ela vive a maior parte do tempo com alguém – inicialmente, o irmão – dizendo-lhe como se vestir. A partir do casamento com Drogo, ingressa na sociedade dothraki e o figurino evolui, trazendo um pouco mais de enfeites. Viúva, ela vive o nascimentos dos três 'filhos', compra o que parece ser uma pele de dragão para construir trajes, adota o espartilho como símbolo de poder e passa a criar o próprio visual", explica Clapton no livro Game of Thrones, de Bryan Cogman.

A personagem, interpretada por Emilia Clark, já exibiu vestuário em tons de azul, cinza e branco, mas agora adotou tons de carvão e vermelho, assim como acessórios que revelam o símbolo da Casa Targaryen, o dragão de três cabeças. Dá a ideia de que, finalmente, está pronta para lutar pela coroa que pertenceu ao pai, o Rei Louco. "Nessa altura, não é a feminilidade, mas a força que está em jogo", lembra Michele Clapton.

Cersei Lannister (Lena Headey)

O estilo de Cersei também mudou. Apesar da nova gravidez, anunciada na temporada que está sendo exibida, ela tem se vestido de preto (em luto pela morte dos três filhos). Os trajes são enriquecidos com bordados em prata e ouro, muitas vezes em forma de spikes ou detalhes "bélicos", digamos. "A roda do vestido foi reduzida para que ela possa se mover com mais agilidade. Os bordados na parte de cima e os muitos leões adotados no lugar dos antigos pássaros aumentam a couraça da personagem, projetando a imagem de força", revelou a figurinista.

Sansa Stark (Sophie Turner)

Sansa Stark (Sophie Turner) também exibe um figurino emblemático. Nascida no Norte e atualmente no cargo de lady de Winterfell, sede da Casa Stark, começa usando trajes em tons cálidos de azul, mas quando parte para viver na corte, assume mais e mais traços semelhantes aos de Cersei. Porém, depois de tudo o que passou, volta a exibir roupas mais de acordo com as próprias origens, espelhadas no estilo da mãe.O símbolo que vem chamando a atenção na atual temporada é o cinto, que significa a retomada de controle sobre o próprio corpo depois da morte do algoz Ramsay Bolton (Iwan Rheon). Além do acessório robusto, a capa remete à liderança que vem exercendo durante a ausência de John Snow. "É importante que os trajes espelhem a jornada individual de cada personagem. Sempre gosto de contar uma história por meio das roupas, isso ajuda os atores", registra a figurinista.

Os irmãos Stark

Michele Clapton não se inspirou em nenhuma cultura ou povo específico para criar cerca de 700 figurinos exibidos em cada episódio. "Para vestir Winterfell, por exemplo, usei o Norte da Europa medieval como ponto de partida, mas as saias da vestimenta masculina têm ar japonês. Não nos prendemos a regras de nenhuma época em particular", explica. A figurinista misturou referências variadas e pensou também no aspecto não industrial da produção de roupas – obviamente, não houve revolução industrial ou tecnológica em GoT. "Na Muralha, sede da Patrulha da Noite, tudo tem de ser feito com o que conseguem nas proximidades. Então, há peles de animais que o próprio cavaleiro tinge de preto ao fazer o juramento. Outro exemplo vem da diferença entre os trajes dos Stark, mais austeros, e da corte, em Porto Real, cidade portuária de clima quente e ensolarado, onde se tem acesso a tecidos de cores diferentes, sedas e joias", lembra.

Jon Snow (Kit Harington)

 

 

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