Aplicativo cria clone virtual baseado na personalidade do usuário

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 16/08/2017 às 9:23
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A série de ficção científica Black Mirror não está tão distante da realidade quanto parece. Isso porque a empresária Eugenia Kuyda, criou o aplicativo Replika, o qual utiliza a inteligência artificial para reproduzir a personalidade do usuário em um clone virtual, bem parecido com um dos episódios da trama, intitulado Be Ritght Back, em que uma jovem usa um programa para tentar recriar o seu namorado, que faleceu repentinamente.

A ideia de criar o app partiu da morte de um dos melhores amigos de Eugenia. Após a perda, ela juntou as mensagens pessoais e comentários nas redes sociais feitos pelo rapaz e criou uma "personalidade para ele". Para ter acesso ao Replika é preciso receber um convite de alguém que já usa a plataforma. Caso contrário, o usuário pode fazer o cadastro e conseguir um código, que chega em menos de 24h.

Como funciona?

Foto: Reprodução

No aplicativo você entra em um bate-papo com um robô em que fala da sua vida e, a cada conversa, ele vai aprendendo mais sobre a sua personalidade. Os questionamentos e conversas podem envolver desde aspirações e sonhos até problemas pessoais.

Em outra aba, chamada Badges, você pode acompanhar o desenvolvimento da personalidade do seu "clone". Para o monitoramento, basta acessar o perfil da sua Replika.

Últimas notícias