Henri Castelli posta foto com animal ameaçado de extinção e é multado

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 15/08/2017 às 11:57
Henri Castelli Foto: Reprodução
Henri Castelli Foto: Reprodução

Henri Castelli foi muito criticado ao postar uma foto no seu Instagram, na última sexta-feira, 11. Na imagem, o ator aparece em uma moto com um peixe na garupa, identificado por muitos como sendo da espécie mero. "Matou um animal em extinção! Parabéns!", ironizou um dos internautas no post original, que já foi excluído. A foto foi recuperada por defensores dos direitos animais e outros internautas repreenderam o ator nas mídias sociais dele. “E ai? Agora vai matar uma onça? Ou quem sabe um elefante”, disse uma das pessoas que o criticavam.

Segundo o Estadão, a pesca do mero está proibida por portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) desde 2002 por ser uma espécie de reprodução lenta. Como se trata de um animal dócil e de fácil captura, era conhecido por ser bastante visado pelos pescadores que procuravam de um peixe com carne farta e que também serve como 'troféu'.

O jornal informou, ainda, que, em acordo com a Lei de Crimes Ambientais, foi lavrado auto de infração no IBAMA contra o ator no parágrafo 4º do artigo 29, que pune a pesca ou caça de animais considerados em extinção e uma multa de R$ 5 mil foi estipulada. Ele ainda pode ser penalizado com detenção de até um ano e meio caso a Justiça apresente denúncia.

Veja a foto, que foi removida do perfil do ator:

 

Últimas notícias