Documentário sobre a princesa Diana causa polêmica antes de ser exibido

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 01/08/2017 às 15:54
Princesa Diana /Foto: Reprodução
Princesa Diana /Foto: Reprodução

O documentário Diana: Em Suas Próprias Palavras será exibido no Channel 4 antes do aniversário de 20 anos de sua morte, no dia 31 de agosto, mas já está dando o que falar. Os vídeos, gravados por seu professor de oratória, nunca foram vistos. Segundo o Channel 4, será mostrada uma "visão única" da princesa, mas para uma amiga próxima de Lady Di, a empresária Rosa Monckton, o vídeo se trata de uma traição à privacidade de Diana.

De acordo com o jornal The Guardian, Monckton escreveu ao canal pedindo para que os vídeos não sejam divulgados: "Isso não pertence ao domínio público", explicou. "É uma traição de sua privacidade e da privacidade da família", completou.

Princesa Diana /Foto: Reprodução

O vídeo foi gravado por Peter Settelen, contratado pela Princesa de Gales entre 1992 e 1993 para ajudá-la a falar em público. Diana foi filmada no Palácio de Kensington, em Londres, desabafando sobre seu casamento com o Príncipe de Gales, também sobre sua vida sexual e até como ela o confrontou sobre seu caso com Camilla Parker Bowles, agora Duquesa da Cornuália.

Dickie Arbiter, ex-porta-voz real, disse ao programa Victoria Derbyshire, da BBC, que o Channel 4 está "rindo à toa", por causa da quantidade de dinheiro envolvido. "Esses vídeos foram gravados em privado como parte de um treinamento. Qualquer coisa feita em portas fechadas continua sendo privado".

A biógrafa real, Penny Junor, também opinou sobre o documentário: "Eu acho que é muito obsceno eles mostrarem isso - e imoral, francamente". E continuou "Quando Diana gravou isso, o casamento havia recém terminado, eles haviam se separado - ela não estava bem". Para Penny, a princesa "nunca quis que essas gravações fossem ouvidas por ninguém". Ela descreveu o documentário como uma "exploração".

Princesa sempre ficará na memória dos seus súditos Foto: Divulgação

Sobre os vídeos

Após uma disputa com o irmão de Diana, Earl Spencer, as gravações voltaram para Settelen em 2004. Elas estavam com a Scotland Yard - polícia metropolitana de Londres - depois de serem apreendidas em uma operação na casa do ex-mordomo real Paul Burrell, em 2001. Alguns trechos chegaram a ir ao ar nos Estados Unidos, em 2004, quando foram vendidos ao canal americano NBC.

Defesa

O advogado de Settelen, Marcus Rutherford, defendeu a divulgação do vídeo: "O argumento da privacidade é falho porque a polícia viu [os vídeos], a família Spencer viu, Paul Burrell provavelmente viu, então o que era privado entre Peter e Diana foi na verdade perdido no processo. Então eu não acho que seja certo dizer que agora, 20 anos depois da sua mote, eles continuam privados". Ele também disse que, na época, Diana estava se separando do marido e "queria que o mundo soubesse pelo que ela estava passando".

Últimas notícias