Tutoriais de moda e beleza auxiliam mulheres a se aceitarem mais, diz pesquisa do YouTube

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 25/07/2017 às 9:08
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Youtube Insights, plataforma do site que faz análises internas, divulgou alguns dados sobre os consumidores de conteúdos da plataforma. A pesquisa entrevistou 5.450 brasileiros, das classes A, B e C, de diferentes áreas do País e concluiu que os canais mais buscados são justamente os que oferecem tutoriais de moda e beleza.

De acordo com Marcella Campos, chefe de Marketing B2B do YouTube, tais vídeos ajudaram as mulheres a resignificarem os conceitos de moda e de beleza."As pessoas passaram a se aceitar mais. Estamos falando de 52 milhões de pessoas que consomem este tipo de conteúdo, e 85% dos entrevistados disseram que a beleza vem de dentro", disse em entrevista ao E+, do Estadão.

LEIA TAMBÉM: MC Kevinho é o artista com mais clipes no ‘top 20’ do 1º semestre no YouTube no Brasil

"Cada vez mais as pessoas entendem que beleza é o que enquadra melhor em seu corpo e estilo, eles não querem mais coisas impositivas. Eles se identificam mais com os criadores de conteúdo que com os editoriais de moda, que vendem a modelo supermagra, com o cabelo liso. E vemos hoje muitos conteúdos sobre a transição capilar, a moda plus size... As pessoas procuram produtores de conteúdo que falam diretamente com elas, do universo delas", concluiu a chefe de Marketing.

Gastronomia

Outra área que conquista os brasileiros no Youtube. O estudo também concluiu que os canais dedicados a receitas estão auxiliando muitos internautas:"As pessoas aprendem a fazer receitas e isso complementa a renda familiar. Uma das pessoas que entrevistamos aprendeu receitas de bombons, passou a fazer para vender e aumentou a sua renda", diz Marcella. Confira alguns dados gerais do estudo:

- No Brasil, 95% da população online acessa a plataforma pelo menos uma vez por mês

- O YouTube tem mais de 94% de penetração nas classes A, B e C.

- 96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube

- 63% dos consumidores de afinidades no YouTube dizem que não conseguiriam viver sem a plataforma

- 31% consideram a plataforma fonte de aprendizado

- 87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser

- Quem assiste a afinidades é 1,3X mais propenso a comprar alguma novidade

- Quase metade dos usuários de YouTube tem filhos: 46%

- 79% concordam que é melhor assistir a tutoriais do que ler instruções

- 59% concordam que é melhor se atualizar pelo YouTube do que vendo notícias

- 50% dos usuários de afinidades curtem/avaliam um vídeo assim que assistem

- 96% dos consumidores de afinidades no YouTube acessam a internet todos os dias, principalmente por meio do smartphone (82%) e do computador (66%)

- 4 em cada 10 consumidores de YouTube se conectam à plataforma entre 17h e 0h

Últimas notícias