Como prevenir o frizz nos cabelos nos dias de chuva?

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 20/07/2017 às 13:31
frizz FOTO:

A união entre cabelo e umidade geralmente traz resultados que não agradam as mulheres. No período chuvoso, o guarda-chuva se torna o maior aliado das prevenidas, mas não são todos os dias que se pode contar com a previsão do tempo. O clima úmido é problema para qualquer tipo de cabelo. Os fios quebram com mais facilidade formando o temível frizz e deixando o visual com aspecto desleixado. Dessa forma, é comum sair pelas ruas num “bad hair day” insistente. Para evitar essa situação, a hairstylist Rebeca Franceschini, do H9 Instituto de Beleza, dá dicas para vencer a guerra contra a umidade.

Segundo Rebeca, o frizz acontece porque a umidade tende a piorar a disposição natural dos fios. “A umidade no ar reage com as ligações químicas do hidrogênio, encontradas em cada fio, fazendo com que os cabelos percam modelagens e mostrem a estrutura natural”. Alguns cosméticos podem ser usados para prevenir os efeitos do clima. Produtos anti-umidade criam uma capa que envolve os cabelos, blindando as cutículas sem deixar que a umidade penetre. Para Rebeca, a prevenção começa na lavagem. Shampoos com ph neutro, condicionadores apenas nas pontas, cremes defrizantes e leave-ins, como os da linha L'Oréal Professionnel Expert Liss Unlimited, são opções adequadas para domar os fios.

Quando a umidade castiga o cabelo, é indicado, principalmente, que se busque um profissional qualificado que possa iniciar um tratamento de recuperação dos fios. "É importante quinzenalmente, dependendo do estado do cabelo, fazer um tratamento reestruturador no salão. A Kérastase tem uma linha de produtos chamada Fluidealiste Discipline, que restaura com facilidade os fios indisciplinados", sugere a hairstylist. Além do processo de reconstrução, o corte em camadas pode ser uma solução para as mulheres que têm cabelos muito finos, que acabam ficando sem vida com a ação do clima, pois agrega dimensão e textura aos fios.

Em casa, Rebeca aconselha diminuir o uso da chapinha e evitar os jatos quentes do secador. “Se não for possível evitar, é recomendado proteger anteriormente os fios com protetores térmicos potentes e manter os cabelos bem secos”, afirma. Destinar um tempo para fazer um penteado também é uma alternativa para os dias chuvosos. Coques, tranças e lenços deixam as mechas no lugar durante todo o dia. Um jato de água fria durante o banho e pentes de madeira para desembaraçar os cabelos auxiliam no controle do frizz.

Vale ressaltar que os efeitos dos dias de chuva nos fios podem ser prevenidos principalmente com uma rotina de cuidados. Hidratações, caseiras ou não, cortes de três em três meses e tratamentos reconstrutores são importantes não apenas contra a umidade, mas contra as agressões causadas pelos alisamentos constantes e colorações.

O que fazer para evitar o Frizz nos dias de chuva:

  • Lavar bem os cabelos com shampoo com ph neutro, usar condicionador apenas nas pontas e remover bem os produtos;
  • Finalizar os cabelos com cremes defrizantes e leave-ins;
  • Iniciar um tratamento de reconstrução no salão, de 15 em 15 dias, a depender do estado de danificação do cabelo;
  • Cortar os fios em camadas para agregar dimensão e textura;
  • Evitar chapinhas e secadores de cabelos. Caso seja necessário manter o uso, utilizar protetores térmicos;
  • Manter os fios bem secos;
  • Investir em penteados com lenços, tranças e coques;
  • Utilizar pentes de madeira para desembaraçar os cabelos.

Últimas notícias