5 passos fundamentais para controle da oleosidade da pele

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 16/07/2017 às 15:31
como-cuidar-da-pele-oleosa-dra-kaliandra-cainelli FOTO:

Comum entre os brasileiros, a pele oleosa tem como característica os poros dilatados, o brilho em excesso, o aspecto congestionado e a tendência à acne. "Normalmente apresenta um brilho contínuo e persistente, chega a atingir o couro cabeludo e pode deixar os fios oleosos. As glândulas, normalmente, produzem gordura (de má qualidade) com muita facilidade, principalmente quando o paciente está vivenciando uma situação de maior estresse, uma mudança brusca de temperatura, ou quando a alimentação está extremamente inadequada com ingestão de altos índices de gordura saturada e alimentos de maior índice glicêmico", explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Embora seja uma pele que dificilmente apresenta rugas de maneira precoce, segundo a dermatologista, o paciente sofre muito com suas características e tem a vontade de lavar o rosto o tempo todo — o que pode piorar a situação. "Além disso, erroneamente, ele tem a sensação que a pele não precisa de hidratação", completa. "Mas é possível controlar a oleosidade e o brilho do rosto de maneira simples, com uso de ingredientes dermocosméticos adequados", explica Silvana Masiero, farmacêutica e diretora de desenvolvimento da Under Skin. Em cinco passos, as especialistas ensinam a controlar a oleosidade:

Lavar — "A ordem de uso dos cosméticos precisa ser seguida e o primeiro passo é usar um sabonete que ajude no controle da oleosidade e que tenha ingredientes à base de extratos como hamamélis e calêndula, por exemplo. Eles promovem adstringência e limpeza mais profunda para remoção do sebo produzido excessivamente pelas glândulas sebáceas", ressalta a farmacêutica.

Esfoliar — "Utilizar, de duas a três vezes por semana, esfoliante, de preferência com ativos naturais, como a casca do arroz, para promover renovação epitelial e retirada das rolhas de queratina (proteína morta) e sebo presentes no orifício dos poros", explica a dermatologista. "O ideal é usar logo após o sabonete, aplicar na pele molhada, massagear com movimentos circulares e deixar ficar por dois a três minutos e enxaguar", completa.

Tonificar — A loção tônica adstringente é importante e deve conter ação seborreguladora, agindo na enzima 5-alfa redutase, que estimula a hiperprodução de oleosidade, explica Silvana. "Ela pode conter álcool, mas em pouca concentração, e deve ser evitada na região da área dos olhos. A dosagem do álcool não pode passar de 5% da formulação para não ser irritativo e não causar o efeito rebote — quando a pele fica seca demais ao retirar toda a gordura, há uma resposta do organismo para tentar repor tudo aquilo que foi retirado com a formação de um filme gorduroso", completa a dermatologista.

Hidratar — O segredo da hidratação da pele oleosa é escolher produtos que não pesem e sejam de absorção instantânea, em veículos como os séruns. "Esse sérum pode ser em veículo aquoso ou à base de ácido hialurônico, e deve ser aplicado no rosto e pescoço, para promover hidratação e revitalização. Isso ajuda a manter a molécula de água na pele, evitando a produção de gordura como efeito rebote da pele desidratada e que reage aos agressores ambientais, como: mudança de temperatura e umidade, poluição, exposição ao calor e stress", destaca.

Proteger — "Utilizar fotoproteção associada pela manhã em texturas matificantes, secas ou fluidas ou oil free com FPS sempre acima de 30. Sempre reaplicar o produto após duas horas em exposição direta ao sol e após quatro horas em ambientes fechados", orienta a dermatologista. "No caso de peles com acne, é fundamental procurar um dermatologista para associar aos cuidados básicos o tratamento adequado", finaliza.

 

Últimas notícias