"Eu banco minha opinião, eu aguento o tranco", diz Wagner Moura sobre posição política

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 12/07/2017 às 10:25
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Entrevistado por Pedro Bial, no Conversa com Bial dessa terça-feira (11), Wagner Moura falou de vários assuntos, como o papel de Pablo Escobar, na série Narcos da Netflix e do começo da sua carreira. Além disso, o ator, que atualmente está trabalhando nos Estados Unidos, contou das escolhas profissionais: "O meu critério hoje para escolher um personagem é o que aquilo vai acrescentar na minha vida. Eu nego um monte de coisa que me chamam para fazer, depois do Pablo então", disse.

LEIA TAMBÉM: Lea T participa de programa de TV pela primeira vez com o pai, o ex-jogador Toninho Cerezo

Ex-Titãs, Paulo Miklos dispara em entrevista no “Conversa com Bial”: “Sou petralha”

"Você sabe que os latinos, nos somos o grupo mais sub representado em Hollywood. Os personagens são ligados à violência, ou da mulher latina sexy. Eu quero produzir meu conteúdo lá. O que eu quero fazer é trabalhar personagens latinos que não reforcem estereótipos", revelou.

Na Globo

Wagner destacou o começo na rede Globo. Na época, o baiano destacou que ainda havia um certo preconceito com os nordestinos. "Quando fui cadastrado na Globo, eu fui fazer o cadastro e a moça do cadastro saiu e o Lázaro (Ramos) mexeu na ficha para ver como a gente tava. Tinha 'tipos'... Tinha um X nas nossas caras, mas acho que era um elogio", disse.

Pablo Escobar

Foto: Reprodução

"Viro outra coisa quando falo espanhol, para mim foi dificílimo, foi a coisa mais difícil que já fiz. Tinha cinco ou seis meses. Tentei adiantar o processo no Brasil. Fui para Colômbia sozinho e fiquei estudando lá. A língua espanhola me deu um sentimento de pertencimento a uma cultura. Falamos português e me senti pela primeira vez latino", iniciou Wagner Moura sobre a dificuldade em aprender uma nova língua.

Ele destacou ainda a dieta que fez para incorporar o personagem: "Engordei 20 quilos, dos quais ainda não me livrei. Quando acabei, fiz uma superdieta, queria me livrar da barriga, mas queria tirar aquela energia. Eu fiz uma dieta vegana, sem carne e perdi uns 13 quilos ou 14. Já retomei uns 5 ou 6 (risos)".

Reação do pai

Questionado por Pedro Bial sobre a reação do pai - militar na época - em relação à sua profissão, ele apontou: "Quando resolvi ser ator eu não joguei no colo demais do meu pai porque ele se esfolou muito para eu estudar. Eu me sentia muito ‘vou dar um desgosto muito grande para esse homem’. Daí escolhi o jornalismo. Ele viveu para ver que o teatro e o trabalho de diretor me completavam, me faziam bem", disse.

Trabalho escravo

Em outro momento do papo, Bial destacou a luta de Wagner Moura contra o trabalho escravo, na qual ele é um dos representantes mundiais. "O Brasil é um dos países que mais combate o trabalho escravo. Essa nossa definição é uma das mais modernas do mundo e está em cheque. Eu vou fazer de tudo para não deixar", disse sobre a reforma trabalhista.

Polarização política

Conhecido pelas suas opiniões políticas, Wagner Moura foi questionado do preço que paga por se envolver no assunto."Pago mesmo. A gente vive num momento de polarização política muito grande. Geralmente a inteligência vive na zona cinza, entre o preto e o branco. Esse o momento de polarização acontece em momentos ruins, como esse que a gente está vivendo. Eu me posiciono porque sinto que a gente está vivendo a história agora, com tudo. Mas eu banco a minha opinião, eu aguento o tranco", disse o ator.

Wagner destacou ainda que nem todos os artistas devem ser cobrados para dar opiniões sobre o tema. Ele, no entanto, prefere não ficar calado por ter uma posição estabelecida. "Eu não me sentiria bem na minha vida se eu achasse alguma coisa nesse momento, e ela pudesse ser ouvida pelas pessoas e eu me sentiria mal se não fizesse isso", finalizou.

Projeto em Hollywood

Wagner revelou que está produzindo um filme sobre Sérgio Vieira de Mello, brasileiro funcionário das Nações Unidas que foi morto em um atentado. "Já tenho um roteirista, vamos fazer provavelmente na Netflix. Eu vou fazer", apontou o ator, que antes disso vai trabalhar como diretor num filme sobre Carlos Marighella, guerrilheiro brasileiro.

Confira a entrevista completa:

Últimas notícias