Homem é condenado por planejar ataque a show de Elton John

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 04/07/2017 às 15:08
Elton John /Foto: Reprodução
Elton John /Foto: Reprodução

Um jovem britânico que planejou ataque a um show de Elton John, em Londres, no 15º aniversário dos atentados do 11 de setembro de 2001, foi condenado na última segunda-feira (3). Haroon Syed tem 19 anos e se declarou culpado por planejar um ataque terrorista entre abril e setembro de 2006. Ele terá que cumprir, ao menos, 16 anos e meio de pena.

O rapaz admitiu ter procurado alvos em potencial na internet, incluindo uma apresentação de Elton John no Hyde Park e Oxford Street. "Haroon Syed é claramente um perigo para o público que estava preparado para realizar ataques indiscriminados contra pessoas inocentes", afirmou Deb Walsh, vice-diretora da Divisão de Contraterrorismo.

Haroon Syed usou a internet para pesquisar sobre armas que empregaria em um possível ataque, e ainda usou as redes sociais para se comunicar com pessoas que acreditava serem apoiadores do Estado Islâmico de mentalidade semelhante. Ele também solicitou empréstimos no valor de 8 mil libras esterlinas alegando que eram para adquirir uma motocicleta, organizar um casamento e melhorias domésticas, mas foi descoberto que eram para financiar o atentado. Logo, os pedidos foram recusados.

Últimas notícias