Mix & Match na decoração - como aplicar sem errar

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 21/05/2017 às 17:24
mix a FOTO:

Tendência já presente há alguns anos na moda, o Mix & Match ousa ao mesclar e combinar estampas que são, a princípio, diversas entre si para compor o look também de interiores. Na contramão de tons neutros e clássicos, a técnica imprime aos ambientes bastante personalidade e deixam o local com ares vivos e alegres. Para não errar na mão, Renata Jatobá, sócia da Wunderbar, dá as dicas para quem deseja conferir mais personalidade ao seu lar ou escritório. A técnica pode ser aplicada na reforma de móveis estofados, aposição de almofadas sobre móveis , tapetes e até tecidos e quadros nas paredes.

1 - Escolha uma base neutra.

“O que chamamos de base neutra não é necessariamente tons de branco, cinza ou creme. O móvel escolhido pode ser em tons mais quentes, como amarelo, por exemplo. É necessário ter em mente que as estampas escolhidas deverão ter cores que irão combinar com esta base”, pontua Renata.

2 - Escolha estampas orgânicas e geométricas.

Listras triângulos, mosaicos, cubos irão se somar a estampas livres, que parecem estar em movimentos, desenhos e traços mais soltos. “Não importa de as estampas escolhidas sejam geométricas ou orgânicas, mas elas devem repetir o padrão de cores de duas a três vezes.

3 - Comece por almofadas

Um bom teste é imergir no universo do Mix & Match com jogos de almofadas sobre sofás. O importante é que a padronagem de tecidos escolhida repita sempre pelo menos uma das cores da composição. A técnica também pode ser aplicada à mesa do jantar, por exemplo, com sobreposições de pires e xícaras, bem como pratos e sousplats, guardanapos e utensílios de mesa.

4 - Móveis podem virar as estrelas do ambiente

Para os mais ousados, uma opção é renovar os móveis. “Aquela cadeira ou poltrona com a qual você tem uma relação afetiva pode ganhar novos ares. O serviço de reforma de móveis é uma opção viável e que faz todo o diferencial no ambiente”, arremata Renata.

Últimas notícias