Sem excessos: dicas para fazer uma make perfeita para pele madura

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 28/04/2017 às 12:25
Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem
Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem

Cuidados com a pele são essenciais em qualquer idade. Com o passar dos anos, a face sofre mudanças naturais. Os cuidados diários mudam e a maquiagem também. No entanto, é preciso ter cuidado com a make para a pele mais madura, para não correr o risco de acentuar linhas e marcas e deixar a pele muito carregada, o que acaba envelhecendo ainda mais. Para ajudar quem não abre mão de uma maquiagem legal, o Social1 conversou com a maquiadora Cris Malta, que deu várias dicas interessantes sobre o assunto. Vem ver:

1- Preparação da pele

Para começar, é imprescindível preparar a pele com um bom primer, evitando que a base fique muito carregada. Já existe no mercado produtos que são específicos para pele madura. Em seguida, deve-se optar por uma base siliconada, que não fique migrando nas linhas de expressão, deixando a make menos marcada.

Corretivo: para esse tipo de maquiagem, Cris indica corretivos líquidos, com composições mais fina e uma cobertura média, já que os que são mais pesados costumam, assim como a base, acumular nas  linhas de expressão.

2- Blush e sombra

No caso do blush, que costuma ser um dos principais vilões das peles maduras, a dica é evitar laminados e evitar o iluminador, optando por tons mais rosados. Já no caso das sombras, Cris indica as mais foscas. Cores claras, como marrom, pêssego, rose, são ótimas pedidas, enquanto os mais coloridos e brilhosos costumam evidenciar as rugas e linhas de expressão. "É quase uma regra: se você quiser ter um efeito rejuvenescedor, opte por sombras foscas e levemente acetinadas", explica a maquiadora.

3- Delineador, lápis de olho e sobrancelha

O delineador, mania entre as brasileiras, pode ser usado, mas com ressalvas. É melhor usar o produto em gel. Com o lápis de olho também é preciso ter cuidado. O preto, por exemplo, termina não valorizando tanto as linhas de expressão, criando um efeito contrário.

O retoque da sobrancelha deve ser o mais leve possível. Sendo assim, é importante usar um marrom mais claro, que consiga dar um tom mais natural.

4-Batom e lápis de boca

Em relação à boca, Cris aponta que as cores também devem ser usadas com cuidados, sem tons muito fortes. Já no caso do lápis de boca, é indicado usar da mesma cor que o tom do batom.

ANTES

Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem

DEPOIS

Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem

Erros

Um erro comum que Cris observa é marcar muito o blush e usar esse tipo de produto com muito iluminador. O iluminador, inclusive, deve ser usado em locais específicos da pele, como o alto das maçãs do rosto." Se você tem muita marca em um determinado local, é indicado não colocar a luz, já que ela chama atenção", explica.

Forçar: Pesar a maquiagem termina trazendo o efeito contrário. É importante corrigir a pele com suavidade, não tentar corrigir 100% porque certamente ficará artificial", aponta Cris.

Curso

Em tempo, Cris Malta vai ministrar um curso de automaquiagem para peles maduras no dia 7 de maio, no RioMar Trade Center. As vagas são limitadas! Para mais informações: 9 99282176.

Créditos:

Edição - Luiz Pessoa

Foto: Dayvison Nunes

Modelo: Carol Dhália.

Últimas notícias