publicidade
25/04/17
Maria Clara Spinelli como a Janete da série
Maria Clara Spinelli como a Janete da série "Supermax" - Foto: Globo/Divulgação

Maria Clara Spinelli será primeira trans a interpretar personagem cisgênero na Globo: “Sou atriz”

Publicado por Romero Rafael em TV às 18:30

A atriz Maria Clara Spinelli, que esteve no ar na série Supermax, entra na novela A Força do Querer como Mira, amiga de Irene (Débora Falabella). Há ineditismo na participação de Maria Clara: é a primeira vez em que uma atriz transexual interpreta uma mulher cisgênero na Globo. Trans ou transexual é uma pessoa transgênero (que tem a identidade de gênero incompatível com seu gênero de nascimento) que já passou pela transição de gênero, com ou sem readequação do sexo; é o contrário de uma pessoa cisgênero, que tem a identidade de gênero e o gênero de nascimento em conformidade.

Mesmo em Supermax, Janete, a personagem de Maria Clara Spinelli, era transexual. Sofreu por isso, aliás. Em 2013, na novela Salve Jorge, também de Glória Perez, Maria Clara interpretou uma trans traficada. Em A Força do Querer, a atriz viverá Mira, que se tornará secretária de Caio (Rodrigo Lombardi) e ajudará Irene no plano de conquistar Eugênio (Dan Stulbach). Segundo a coluna de TV Telinha, a personagem também não terá nada a ver com o núcleo de Ivana (Carl Duarte), que vai se descobrir transgênero ao longo da trama.

A escalação de Carol Duarte, que é mulher cisgênero, para o papel de uma pessoa trans rendeu à época críticas e discussão quanto a representatividade e oportunidade às atrizes trans. Glória Perez chegou a explicar que precisava mostrar o processo de transformação de um homem trans. Agora, a seleção de Maria Clara Spinelli põe outra lente sobre a questão: a de não segmentar. À época de Supermax, Maria Clara contou ao Ego que é atriz: “Um dia um amigo fotógrafo me convidou para fazer um ensaio ‘transex’. Disse para ele que ‘transex’ é feio, é nome de panela. Sou uma atriz”.



FECHAR