Você sabe como se faz um sapato? A gente mergulhou nesse universo e descobriu: é complexo, viu!?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 09/04/2017 às 7:00
A fábrica em Belo Horizonte. Foto: Mirella Martins/Especial para o JC Imagem
A fábrica em Belo Horizonte. Foto: Mirella Martins/Especial para o JC Imagem

Quando a gente chega na loja para escolher um sapato, nem imagina o quanto é trabalhoso fazer um e mais: o quanto demora entre a ideia concebida até os modelos nas prateleiras. Durante o Minas Trend, visitamos a fábrica da Luiza Barcelos, a maior de Beagá e um das maiores do Brasil. São mais de 400 empregados - sendo 70% só mulheres - atende 650 marcas e possui dez lojas próprias.

Luiza Barcelos nos recebeu em BH. Foto: Mirella Martins/Especial para o JC Imagem Luiza Barcelos nos recebeu em BH. Foto: Mirella Martins/Especial para o JC Imagem

Para dar conta da demanda, a equipe é multidisciplinar e a concepção demora mais de um ano antes do que vai ser vendido. Para se ter uma ideia: são 61 processos manuais. E haja minúcias e detalhes. Você sabia que a quantidade de prego no salto varia de acordo com a numeração? Complexidade total!

 O primeiro passo é escolha do tema. Estudos, viagens, referências.. até chegar a tão famosa inspiração. O segundo momento é trabalhar as cores e o couro. Tudo é criado com exclusividade. Segundo uma das estilistas da marca, Luiza Lima, o mercado trabalha com couro voltado para as roupas e esquecem do acessório. "Desenvolvemos tudo que vamos consumir o que não sai tão barato". Novos shapes também são sempre pensados. Na coleção verão, vão aparecer cinco novas construções. Para olhos de um leigo, pode passar batido, mas preste atenção se o bico não está mais quadrado e alongado. "Percebemos que isso deixa o pé mais fino e moderno. Outra novidade foram as maxis plataformas", ensina Luiza.

Depois da parte de concepção, chegou a hora da fábrica, onde centenas trabalham - em série -na produção. Tem máquinas sim, mas todas operadas por funcionários. Tem gente para tudo até para pintar a solinha ou para limpar a colinha que sobrou. O sapato ainda é calçado umas quatro vezes para ter certeza do conforto.

Confira a galeria com algumas estações de trabalho.

sapato1 -
sapato2 -
sapato3 -
sapato4 -
sapato5 -
sapato6 -
A fábrica em Belo Horizonte. Foto: Mirella Martins/Especial para o JC Imagem - A fábrica em Belo Horizonte. Foto: Mirella Martins/Especial para o JC Imagem

 

Últimas notícias