Juntos, Homem da Meia-Noite e Galo da Madrugada abrem folia de Olinda

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 23/02/2017 às 20:55
Gigantes do Carnaval Pernambucano juntos, na abertura do Carnaval de Olinda
Gigantes do Carnaval Pernambucano juntos, na abertura do Carnaval de Olinda

Pela primeira vez na história do Carnaval pernambucano, o Galo da Madrugada, tradicional símbolo da folia do Recife, participou da abertura do Carnaval da cidade-irmã, Olinda. O convite "foi feito" pelo símbolo-mór da festa olindense, o também gigante Homem da Meia-Noite. O grande encontro marcou a abertura oficial da folia da Marim dos Caetés que, entre as novidades, também mudou a área da festa para a frente da prefeitura, que fica na parte histórica da cidade pernambucana.

Veja acima como foi o show de Alceu Valença, na abertura do Carnaval de Olinda

Diante de centenas de foliões, o prefeito da cidade, professor Lupércio, declarou oficialmente abertos os festejos de Olinda, que deve receber milhares de foliões em suas ladeiras centenárias, durante uma maratona de ritmos e cores que não tem hora para acabar. "Disseram que eu iria acabar com o Carnaval, pois eu declaro aberto o Carnaval 2017 de Olinda", pontuou o prefeito.

Ponto alto da festa, o Homem da Meia noite circula entre os passistas de frevo. Fotos: Davi Saboya Ponto alto da festa, o Homem da Meia noite circula entre os passistas de frevo. Fotos: Davi Saboya

Encontro de gigantes entra para a história do Carnaval

O presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho, contou que, mais uma vez, os dois gigantes vão se encontrar nesta sexta-feira (23), quando está previsto a abertura oficial do Carnaval do Recife. "Esse encontro aconteceu nos 80 anos do Homem da Meia-Noite. Estivemos no desfile do Galo. Este ano, mais uma vez, uma honra muito grande se encontrar com esse símbolo da cultura pernambucana", enalteceu Adolpho sobre o encontro com o maior símbolo da folia recifense, que desfila neste Sábado (25) de Zé Pereira.

Veja a chegada dos gigantes:

"É gratificante quando a gente vê o povo feliz. Essa união simbólica do Carnaval do Recife e Olinda, que no fundo é um só e mostra a pujança da animação e a alegria", descreveu Rômulo Menezes, presidente do Galo da Madrugada, sobre o sentimento da folia que pulsa nas duas cidades-irmãs.

Filho de Olinda, Alceu Valença é uma das grandes atrações da noite. Foto: Davi Saboya/NE10 Filho de Olinda, Alceu Valença é uma das grandes atrações da noite. Foto: Davi Saboya/NE10

Antes de subir ao palco para incendiar os foliões que esperavam ansiosos, o cantor Alceu Valença - outro nome marcante da festa da cidade - conversou com a imprensa e disse que cumpre - como é praxe - uma intensa agenda durante a folia. Logo depois, o pernambucano desceu as escadarias do prédio histórico para rasgar a noite com frevos tradicionais - e nem mesmo a chuva torrencial que caiu durante a noite afastou o público que só queria cair no passo... Evoé! (veja no live no início do texto).

Alceu Valença incendiou a multidão - que enfrentou até mesmo a chuva que batizou a noite. Foto: Valdecarlos Alves/Prefeitura de Olinda Alceu Valença incendiou a multidão - que enfrentou até mesmo a chuva que batizou a noite. Foto: Valdecarlos Alves/Prefeitura de Olinda

Cerimônia começou logo cedo

Durante o dia, um cortejo de foliões saiu do Largo do Amparo e percorreu as principais ruas da Cidade Alta até chegar à sede da Prefeitura de Olinda, onde ocorreu a apoteose da festa. Cerca de 20 agremiações fizeram parte do tradicional desfile, entre maracatus, blocos líricos e orquestras de frevo. Diversas agremiações estão previstas para se apresentar no palco principal como grupos de afoxé, escola de samba e caboclinhos.

Últimas notícias