A uma semana do Carnaval, número de ocupações em Olinda é baixo

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 16/02/2017 às 20:49
Ainda é possível encontrar um grande número de casas desocupadas para o Carnaval em Olinda. Foto: Davi Saboya/NE10
Ainda é possível encontrar um grande número de casas desocupadas para o Carnaval em Olinda. Foto: Davi Saboya/NE10

Uma cena rara está acontecendo em Olinda nas vésperas do Carnaval 2017. Ainda é possível encontrar um grande número de casas para alugar e pousadas com vagas para os quatro dias da Folia de Momo na Cidade Histórica. Fato inusitado visto que há poucos anos já no início do ano era quase impossível encontrar algum lugar para se hospedar durante a festividade. Basta uma pequena caminhada pelas ladeiras para encontrar um imóvel para alugar ou um quarto para se hospedar.

Há três anos, Suad Zarzar é administrador de dois imóveis em Olinda. Restando poucos dias para o início do Carnaval, as casas que ele administra ainda estão vazias. A justificativa é que o volume da procura permanece o mesmo, mas os interessados estão com um menor poder financeiro. "O número de pessoas que buscam alugar para esse período de festa é o mesmo. A bronca é que eles não estão com o mesmo valor em mãos. Mesmo com o aluguel mais baixo, está difícil encontrar inquilinos", afirmou.

Não é difícil encontrar uma casa para alugar em Olinda. Foto: Davi Saboya/NE10 Não é difícil encontrar uma casa para alugar em Olinda. Foto: Davi Saboya/NE10

Já o empresário Paulo Fernando, dono de uma casa há mais de 30 anos na Cidade Alta, teve uma maior sorte. Apenas nesta semana conseguiu alugar o imóvel. Mesmo assim, ele admitiu que não foi fácil e graças aos antigos clientes não vai passar o Carnaval sem nenhuma ocupação no local. "Nos últimos três o mercado diminuiu o ritmo. Antes era muito mais fácil, chegava dezembro já estava alugado. Precisei abaixar o preço para fechar nesta temporada", disse.

As pousadas também não vivem um bom momento. Marcos Aurélio recebe hospedes há mais de 30 anos e reconhece a dificuldade para este Carnaval. "Não existe um lugar em Olinda que esteja lotado. Depende muito da violência e do momento econômico. Mas continuo trabalhando e na esperança de não ter prejuízo neste ano. Por isso, estou investindo no esquema atual de "day use" com bandas, bebidas e comidas para atrair o público", finalizou o dono da Pousada Quatro Cantos, uma das mais conhecidas da cidade de Olinda.

Últimas notícias