Índia estuprada em "Dois Irmãos" sofreu violência semelhante na vida real

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 11/01/2017 às 14:17
Zahy Guajajara em cena como Domingas - Foto: Divulgação
Zahy Guajajara em cena como Domingas - Foto: Divulgação

A atriz Zahy Guajajara, que interpreta Domingas na fase jovem da minissérie Dois Irmãos, falou sobre quão difícil foi gravar a cena de estupro exibida nesta terça (10), por ter sido vítima de violência semelhante na vida real. "Foram as cenas mais difíceis de fazer, porque eu passei por coisa parecida na minha vida. Por outro lado, isso me libertou. [A cena de assédio] não foi repetida, eu estava sofrendo tanto que Luiz [Fernando Carvalho, diretor] me poupou. Lembro que, antes de começar a gravar, eu entrava no mato, me ajoelhava, chorava, batia no chão. Fiz meu ritual para poder seguir. Mexeu com meu sentimento, parece que eu passei por isso para poder fazer essa cena. Foi uma coisa maluca, bem forte para mim", revela.

Domingas é a primeira personagem na TV de Zahy, 27 anos, que é indígena, nasceu e cresceu numa tribo na cidade de Barra do Corda, no Maranhão. Como falante da língua portuguesa, aliás, ela só se aperfeiçoou aos 19 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde chegou a morar no Museu do Índio. Na Cidade Maravilhosa tornou-se ativista social e chamou atenção de produtores da Globo. Para o papel, Zahy Guajajara - que também é fotógrafa e artista plástica dedicada aos povos indígenas -, passou por dois testes.

A cena - Na sequência que foi ao ar, Domingas não apareceu sendo violentada. Após ser assediada por Omar (Matheus Abreu), ela surgiu com as roupas rasgadas e chorando enquanto se lavava. Do ato sexual, nascerá, no capítulo desta quarta (11), o narrador da história, Nael (Irandhir Santos).

Últimas notícias