Barack Obama homenageia a mulher e as filhas em discurso de despedida

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 11/01/2017 às 15:32
Barack Obama chora ao falar da família em seu discurso de despedida - Foto: AFP
Barack Obama chora ao falar da família em seu discurso de despedida - Foto: AFP

Na noite de terça, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama se emocionou ao fazer seu discurso de despedida. Um dos momentos altos do pronunciamento foi a homenagem feita à primeira-dama, Michelle Obama.

"Pelos últimos 25 anos você foi não apenas e minha esposa e mãe das minhas filhas, você foi minha melhor amiga. Você assumiu um cargo que nunca pediu e fez isso com graça, estilo e bom humor", disse o Obama. "Você fez da Casa Branca um lugar que pertence a todos. E uma nova geração sonha mais alto, porque teve você como modelo. Você me deixou orgulhoso. Você deixou o país inteiro orgulhoso", complementou.

Obama é abraçado pela mulher depois de seu último discurso como predidente dos EUA. Foto: Nicholas Kamm/AFP Obama é abraçado pela mulher depois de seu último discurso como predidente dos EUA. Foto: Nicholas Kamm/AFP

O político também elogiou as filhas:  “Malia and Sasha, sob as circunstâncias mais estranhas, vocês se tornaram duas maravilhosas jovens. São inteligentes e lindas, mas mais importante, gentis, cheias de ideias e de paixão”. “De tudo o que eu fiz na vida, o que mais me orgulha é ser o pai de vocês”, finalizou.

Em seu discurso, Obama ainda falou sobre o legado dos seus oito anos de mandato e os problemas raciais dos EUA. ""Depois da minha eleição, houve uma discussão sobre uma América pós-racial. Esta visão, apesar de bem-intencionada, nunca foi realista. A raça continua a ser uma força potente e que muitas vezes divide a nossa sociedade. Vivi o suficiente para saber que as relações raciais são melhores do que eram há 10, 20 ou 30 anos atrás. Você pode ver isto não só em estatísticas, mas também nas atitudes dos jovens americanos em todo o espectro político", afirmou. "Mas não estamos onde precisamos estar", ressaltou.

Donald Trump assume no dia 20.

Leia último discurso de Michelle Obama

Últimas notícias