A chef Danielle Dahoui desabafa: "Diziam que, no máximo, eu ia cozinhar para marido rico"

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 13/12/2016 às 10:44 | Atualizado em 13/07/2021 às 15:20
Danielle Dahoui. Foto: Lufe Gomes/Divulgação FOTO:

Há muito mais de 20 anos, logo quando ingressou na gastronomia, a chef pernambucana Danielle Dahoui se deparou com situações difíceis, nas quais foi desrespeitada por ser mulher. As informações a seguir são do portal BBC Brasil.

Recentemente, um caso chamou a sua atenção: um cozinheiro de um dos seus restaurantes errou o preparo de determinada carne. educadamente, ela chamou a sua atenção, porém, ao se afastar, o funcionário afirmou que "não aguentaria mulher falando em seu ouvido".

O tal cozinheiro persistiu no erro, e a chef reclamou mais uma vez. Por fim, ele falou o que pensava diretamente para ela. "Ele disse que nem a mãe dele falava daquela forma com ele e que não seria uma mulher que faria isso, enquanto segurava uma faca na minha direção. O cara nunca faria isso com um homem', contou durante entrevista.

"Na hora, o peguei pelo dólmã (o uniforme usado por cozinheiros) e o joguei em cima da chapa. Nunca faria de novo, porque ignorância só gera ignorância. Hoje, me acalmaria e o chamaria para conversar", continuou.

Ela ainda opiniou sobre o recente caso de preconceito no MasterChef Brasil, que resultou inúmeras reações nas redes sociais. "É complicado julgar, porque é tudo editado, mas a Dayse não deveria ter ficado quieta depois disso", avaliou, "Deveria ter dito: 'Vai você, que eu vou fazer isso aqui!'. Uma mulher na cozinha não pode sair chorando ou ficar reclamando da forma como falam com ela. Precisa ter atitude e personalidade para conquistar seu espaço".

"Quando entro em uma cozinha, vou lá e faço de tudo. Quando o cara vê, já estou mandando no fogão", falou Dahouli, uma das chefes mais respeitadas do país.

Danielle é dona e chef de sete restaurantes em São Paulo e Rio de Janeiro, além de ser considerada a primeira mulher a comandar um reality de culinária, o Hell's Kitchen - Cozinha Sob Pressão, programa de origem britânica e exibido no Brasil através do SBT. "O mundo é um lugar machista, e a cozinha profissional não é diferente. Veja que, em pleno 2016, sou a primeira mulher a ocupar esse posto", pontuou.

 

Últimas notícias