Deixe sua mesa mais sofisticada: aposte nos guardanapos

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 04/12/2016 às 7:43
Olha uma das opções
Olha uma das opções

Nada como receber a família e os amigos com uma bela mesa de café da manhã, almoço ou jantar, não é mesmo? Muita gente, no entanto, pensa que é preciso gastar muito para ter uma decoração caprichada em casa. Na maioria das vezes, o toque de bom gosto e sofisticação é dado nos detalhes. Os guardanapos, por exemplo, são excelentes aliados quando o assunto é proporcionar um toque pessoal ao ambiente e deixar a recepção muito mais bonita e charmosa. De origem francesa, “gardenappe”, o item começou a ser usado efetivamente em 1887 e era um tecido utilizado debaixo do prato para proteger (garder) a toalha (nappe). Daí em diante, eles se tornaram indispensáveis na montagem das mesas. Mas, você sabe como combinar ou fazer as dobraduras certas? A empresária Angélica Marques, à frente da marca de acessórios L’amitié, dá algumas dicas práticas para se fazer bonito.

 

De acordo com ela, o guardanapo é primordial na montagem da mesa e deve fazer parte, de fato, da decoração de quem deseja receber com sofisticação. Entretanto, é preciso cautela. “O truque é saber harmonizar as louças com os guardanapos, e claro dobrá-los de maneira bonita para comporem a mesa de uma forma bacana. A melhor opção é usar um jogo de aparelhos de jantar branco e liso e abusar dos acessórios, que vão dar uma cara nova à mesa. Sousplasts e jogos americanos tem roubado cada vez mais a cena”, pontua. Ainda segundo Angélica, outra opção super charmosa é apostar nas argolas ou porta-guardanapos, pois além de proporcionarem mais charme também são aliados das dobras. “Elas podem ser de vários materiais, tamanhos e designs, o importante é usar a criatividade e se divertir. Só avalie a cor, textura e tamanho para criar uma bela produção”, afirma.  A empresária complementa, ainda, que para quem deseja organizar uma mesa para almoço/jantar o ideal é optar por guardanapos medindo 40x40; opções menores são mais indicadas para servir o café da manhã ou chá da tarde. Passar bem para definir as dobraduras também ajuda a deixar o resultado impecável.

Confira abaixo algumas opções de dobraduras e inspire-se!

gardanapo

Pirâmide

Rápida e fácil de fazer com a maioria dos guardanapos em tecido, a dobradura Pirâmide é ideal para quem busca economizar tempo na organização de mesas com serviço americano.

Coroa de Rei

Elegante e simples de fazer, a dobradura Coroa de Rei prepara a mesa para reunir amigos e familiares em ocasiões especiais, como almoços e jantares mais formais.

Diamante

Sofisticada, a dobradura Diamante é uma boa solução para levar requinte às mesas com qualquer estilo de decoração ou serviço, tanto à francesa quanto ao estilo americano.

Bolsa de Talheres Simples

Prática e funcional, a dobradura Bolsa de Talheres é indicada especialmente para serviços à americana, facilitando o uso por manter colher, faca e garfo sempre juntos.

Bolsa de Talheres Plissada

Uma variação mais elaborada da Bolsa de talheres simples.

Cone

Muito fácil de fazer, a dobradura Cone é uma versão simplificada de um porta-talheres que pode ser usado em refeições mais despojados como em um chá ou refeição ao ar livre, no jardim.

Últimas notícias