Roteiro: onde comemorar o Dia da Massa no Recife

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 25/10/2016 às 12:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O dia 25 de outubro foi a data escolhida pela Itália, desde de 1995, para celebrar um dos pratos tradicionais do país: a massa. O Brasil adora um bom prato de macarrão, prova disso é que estamos em segundo lugar entre os maiores consumidores do item no mundo. Em 2007, a média de consumo de uma pessoa em um ano foi de 6,7 quilos de massa. Pensando nisso, o Social1 elaborou um roteiro de locais que são um pedacinho da Itália no Recife para quem pretende comemorar o dia em grande estilo. Confira:

O Pátio Café & Cozinha

O local, que fica na Av. Rui Barbosa, conta com uma diversidade de pratos, entre eles o Raviólia ao Funghi, composto por raviólis artesanais recheados com muçarela de búfala, puxados na manteiga de sálvia, cobertos com creme de cogumelos funghi.

Horários: Nas segundas e terças, das 12h às 20h, quartas e quintas: 12h às 23h, sexta-feira das 12h à 1h. Nos sábados a casa funciona exclusivamente para grupos com reserva. Já aos domingos, das 12h às 17h.

La Pecora Nera

Foto: Reprodução/ Instagram Foto: Reprodução/ Instagram

Outro restaurante é o La Pecora Nera, que se mudou recentemente para a Praça de Casa Forte. Por lá, você encontra sucessos entre os clientes como: Filetto in Crosta Di Gorgonzola, Pane Ripieno con Fonduta di Primadonna e muito mais.

Horários: Terça-feira ele funciona das 19h as 00. Nos demais demais, com exceção da segunda, ele abre das 12h às 15h e das 19h às 00.

Buca Tratorria

Foto: Divulgação/ Blog Eu Não Sei Cozinhar. Foto: Divulgação/ Blog Eu Não Sei Cozinhar.

Um dos restaurantes mais tradicionais de massa no Recife é o Buca, que fica no Espinheiro. O espaço aconchegante remonta aos bistrôs da Itália. Um dos carros chefes da casa é, sem dúvidas, Scaloppine, o macarrão branco, com molho artesanal e carne com funghi, vinho tinto e perfumado com mostarda de cremona, apenas.

Horários: Nas segundas o espaço está fechado. Da terça ao sábado, ele funciona das 19h as 00. Nos domingos, das 12h às 16h.

Pomodoro Café

Foto: Reprodução/ Tripadvisor Foto: Reprodução/ Tripadvisor

Outro espaço tradicional no Recife é, sem dúvidas, o Pomodoro Café, que funciona em Casa Forte. Entre as delícias estão o nhoque do reino, feito de batata-doce, a burrata empanada com molho de tomate, a bruschetta entre outros.

Horários: o espaço não funciona nas segundas. De terça a sábado o horário vai de 18h até 00. Aos domingos, das 12h às 16h e das 19h as 22h30.

Fabbrique Pastificio

Foto: JC Imagem Foto: JC Imagem

Na casa, que também fica em Casa Forte, você pode comprar a sua massa e levar para casa ou degustar por lá mesmo. Tudo é feito na hora e artesanalmente. Entre as boas pedidas estão o ravióli de mozzarella de búfala com raspas de limão siciliano, o sfogliati de pêra com gorgonzola e as bruschettas, que são servidas em quatro tipos.

Horários: o espaço funciona de terça e domingo. Nos dias de semana, o horário fica de 11h às 20h. Aos sábados, das 11h às 21h e domingo das 10h até as 17h.

La Pasta Galleria

Foto: JC Imagem Foto: JC Imagem

Já no Poço da Panela, você encontra o La Pasta Galleria. Um ponto positivo do local é que ele possui um espaço para eventos, em que um cozinheiro faz pratos especiais para os convidados. O Carbonara é um dos grandes pratos da casa.

Horários: as terças, quartas e quintas o La Pasta funciona das 19 as 23h. Nas sextas das 12h às 16h e das 19h até 00. Já aos sábados o horário vai das 19h até 00. Aos domingos, das 12h às 16h e das 18h até 22h30.

Empório Pasta e Pesto

Foto: Divulgação/ TripAdvisor Foto: Divulgação/ TripAdvisor

Como o nome já diz, uma das grandes pedidas do Empório é o macarrão ao molho pesto. O local funciona nas Graças e também oferece a opção de levar para casa ou comer por lá.

Horários: a casa funciona todos os cinco dias da semana das 9h as 18h.

Don Gennaro

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A casa, antiga no Recife, é especialista em massas com fabricação própria. O carpaccio é um dos grandes sucessos do espaço que funciona na Tamarineira. Além dele, o rotolone de camarão com mussarela, o ravióli com manjericão e queijo holandês são outras delicias.

Horários: terças, quartas e quintas: 10h - 19h. Sexta e Sábado: 9h - 20. Já aos sábados, das 10 às 14h.

Cucina De' Carli

Foto: JC Imagem Foto: JC Imagem

A casa lembra bastante os pequenos bistrôs italianos. Entre os pratos chefes da casa estão a Lasanha, a Massa fresca de espinafre servida com molho de tomates frescos e manjericão acompanhada de polpetas (almôndegas) de berinjela. Inclusive, as donas são descendentes de italianos.

Horários: Terças e quartas: 12h - 14h30. Quintas, sextas e sábados: das 12h às 14h30 e das 19:30 as 23h30.

IL Pastifício 

Foto: Divulgação/ Blog Não Sei Cozinhar. Foto: Divulgação/ Blog Não Sei Cozinhar.

Já na Zona Sul, em Boa Viagem, o IL Pastifício é uma ótima opção. A rotisseria traz o melhor da comida italiana no mesmo esquema de outros locais já citados: você pode comprar e levar para casa ou comer por lá. A novidade é que você pode congelar da até 6 meses a massa, a depender do pedido.

Horários: O local funciona todos os dias, exceto aos domingos, das 8h às 20h.

Barbarico 

Foto: JC Imagem Foto: JC Imagem

Também em Boa Viagem e no mesmo esquema do IL Pastifício, você pode levar ou comer por lá, já que em anexo funciona o Barbarico Pasta Café. O melhor dos molhos e massas artesanais estão reunidos no local que também é antigo no Recife.

Horários: De segunda a sábado ele funciona das 9h às 21h. Aos domingos, das 9h às 13h.

Toscana Trattoria

Foto: Reprodução/ TripAdvisor Foto: Reprodução/ TripAdvisor

No Pina, o Toscana traz pratos típicos da culinária italiana, carnes e uma variedade de frutos do mar. Mas os pratos com trufas são um sucesso. O chef Thiago Vitta viaja uma ou duas vezes para Toscana, onde morou, para comprar o item. Há ainda opções para vegetarianos, como berinjela à parmegiana, com molho rápido de tomate.

Horários: terças, quartas e quintas: 12h-15h; 19h- 00h. Sextas: 12h- 15h e 19h- 01h30. Sábados: 12h-15h e 19h-00:30. Domingo: 12h30 - 16h.

+Roteiro: programas ao ar livre para curtir o Dia das Crianças

Roteiro: onde fazer piquenique no Recife

Roteiro: saiba onde encontrar restaurantes saudáveis e “fitness” no Recife

Últimas notícias