Bacalhau é a nova estrela de festival no Oficina do Sabor

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 14/10/2016 às 18:40
Gratinado de bacalhau desfiado, uma das entradas do festival. Foto: Gustavo Belarmino/NE10
Gratinado de bacalhau desfiado, uma das entradas do festival. Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Depois do coco, lagosta e porco, o bacalhau é o homenageado da vez do chef César Santos, que lançou, nesta sexta-feira (14), o cardápio do novo festival do Oficina do Sabor, em Olinda. Para quem é fã do peixe símbolo da Semana Santa e das terras de Camões, missão difícil é escolher entre as ofertas do menu fechado do Amigo Bacalhau (por R$ 88, dá para escolher uma entrada, um principal a sobremesa).

São três opções de entrada, começando com um mix de bolinhos de bacalhau: frito e também na versão ao azeite e creme. Uma salada quente (Bacalhau Santo Grão) com grão de bico e batatas e a nossa escolha, que abre esse post, a Panelinha ao Porto, com um creme do peixe gratinado e servido (bem servido) com torradinhas amanteigadas.

Bacalhau Dourado é um dos pratos principais do festival Bacalhau Dourado é um dos pratos principais do festival. Foto: Gustavo Belarmino/NE10

 

A gente escolheu como prato principal este tradicional Bacalhau Dourado, que inclusive já foi Prato da Boa Lembrança (aquele que você leva a louça decorativa para a casa) no restaurante. O lombo de bacalhau vem confitado no azeite de especiarias, servido com purê de grão de bico (humm!) e cuscuz do chef, com uma textura que parece um couscous marroquino mais molhadinho. Combinação sem erro! Há ainda outro prato do peixe feito com lombo ao molho de coco e coentro, acompanhado de batata doce e arroz de mix de azeitonas (não provamos, mas pela descrição parece ser bom). A terceira dúvida opção é o Bacalhau Nata, desfiado com batatas e cebolas em rodelas e creme de queijo parmesão gratinado.

Por fim, quem aderir ao festival, pode descontar os pecados na sobremesa: "Mix de Sabores" traz tortilha de abacaxi, cocada de azeitonas pretas e verdes, mousse de pimentão e sorvete de baunilha (curioso, não?). Em novembro, César Santos vem com a "cerveja" como tema. E finaliza o projeto Sabores de Pernambuco com "ostras".

Últimas notícias