Dermatologista aponta cuidados com a pele no Verão

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 09/10/2016 às 16:15
A pele no verão necessita de cuidados específicos
A pele no verão necessita de cuidados específicos

Não tem jeito, não tem saída: no verão tem que redobrar os cuidados com a pele que tende a ficar mais oleosa e ressecar em partes que são muito expostas ao sol. Para pensar nos cuidados básicos na época do ano em que o sol bate na pele sem dó nem piedade, nós consultamos a dermatologista Gleyce Fortaleza que nos revelou uma rotina diária ideal para os dias de calor.

Uma coisa que é meio trivial até de se falar é o uso do filtro solar. Item tem que ter, tem que usar, sem desculpas!!! "Hoje a gente tem a novidade do filtro solar em cápsulas que recomendo para que os pacientes comecem a tomar um mês antes do Verão e também durante todo o período, principalmente quem tem sensibilidade maior", orienta. Ainda segundo a dermato, os filhos orais protegem o DNA da célula das transformações causadas pela radiação ultravioleta. Eles não têm um fator de proteção específico, mas aumentam a tolerância ao sol, protegem a pele de eritemas (inflamação causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas) e combatem o foto envelhecimento. "Você pode usá-lo em associação a outros componentes, por exemplo para reduzir a vermelhidão e antioxidantes, como o licopeno", conta.

Mas, atenção, os filtros orais não substituem os filtro físicos. É uma coisa a mais, um reforço. "Recomendo para os pacientes os filtros com cor porque protegem também da lâmpada, da luz do computador. Muita gente acha que a cor é só um componente estético, mas na verdade não é", conta. Isso porque além de proteger contra os raios ultravioleta, a cor é uma segunda barreira de proteção. Hoje em dia há ainda no mercado as roupas com proteção ultravioleta. "Muita gente pergunta se adianta realmente. Adianta! Os filtros são colocados nas fibras do tecido. Uma roupa  normal tem FPS em torno de oito, quando ela molha cai para três ou quatro, enquanto que uma roupa especifica tem FPS 50", explica.

No quesito procedimentos estéticos, a dermatologista destaca a nova geração dos tratamentos a laser. "Antes você fazia e o paciente tinha que ficar em casa. Hoje a gente tem uma gama enorme de equipamentos que podem ser utilizados durante o verão, não tem down time, não forma crosta na pele e o paciente pode trabalhar na mesma hora, colocar maquiagem etc. O Spectra é um laser que eu faço o ano inteiro e pode ser usado também para clarear virilha e axila escura para quem quer usar o biquíni sem exibir manchas", conta.

Em casa, Gleyce orienta a usar pela manhã e à noite antioxidantes, como por exemplo os à base de vitamina C e E e coenzima Q10. "Eles também ajudam a pele a se proteger do ultravioleta e infraverelho", explica

Últimas notícias