Lançamento de livro marca os 20 anos do filme Baile Perfumado

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 22/09/2016 às 18:59
baile FOTO:

Será lançado neste sábado, no Festival de Cinema de Brasília o livro A aventura do Baile Perfumado: vinte anos depois, organizado pelos pesquisadores Amanda Mansur e Paulo Cunha. A publicação, editada pela Cepe, marca as duas décadas do longa dirigido pelos cineastas pernambucanos Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Baile Perfumado estreou no mesmo festival, em 1996,e escolhido como o melhor filme daquela edição. Além do livro e de uma sessão especial do longa, haverá também, o lançamento do DVD do Baile Perfumado.

O livro resgata toda a história da realização do filme, por meio de 20 depoimentos dos diretores, roteiristas, atores e membros da equipe técnica. Cada um deles relembra a produção do Baile Perfumado a partir de sua especialidade. Também estão no livro mais de 60 fotografias das filmagens, muitas delas desconhecidas do público, de autoria de Fred Jordão no período de filmagem. Ainda há um texto inédito do historiador Frederico Pernambucano de Mello, que foi o principal consultor do Baile Perfumado.

Amanda Mansur e Paulo Cunha são professores e pesquisadores de cinema & audiovisual na UFPE, em Caruaru e no Recife, respectivamente. Os organizadores destacam, entre os diversos documentos presentes no livro, a primeira publicação integral do roteiro original do filme. Ele aparece na publicação está reproduzido em fac-simile, o que permite ao leitor observar as anotações dos diretores na época da filmagem.

Últimas notícias