O Rio se despediu das Paralimpíadas em grande estilo com Ivete Sangalo e Nação Zumbi

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 19/09/2016 às 8:44
Ivete Sangalo - Foto: Divulgação
Ivete Sangalo - Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro se despediu, oficialmente, dos período olímpico neste domingo (18), após o encerramento das Paralimpíadas. Assim como nas Olimpíadas, o espetáculo misturou cores, ritmos e trouxe artistas que mostraram toda a cultura do país. Assim como aconteceu na abertura, a cerimônia dos atletas paralímpicos também não foi exibida pela TV aberta. Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, agradeceu: "Obrigado Rio, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil" e elogiou o país em todo o seu discurso.

A cerimônia começou com a apresentação de Gaby Amarantos, passando por Vanessa da Mata. Pernambuco foi muito bem representado na festa com a apresentação de Nação Zumbi, que agitou o Macaranã. O encerramento ficou com Ivete Sangalo, uma das maiores artistas do país.

A cantora trouxe A Paz de Gilberto Gil e convidou Calum Scott para apresentar Transformar, música tema dos jogos. E não parou por aí. Ela ainda arrasou com os sucessos O Farol, Tempo de Alegria e Sorte Grande. 

Protesto

Lúcio Maia, integrante do Nação Zumbi, protestou durante o evento. Ele exibiu um "Fora Temer" em sua guitarra e o momento foi exibido para televisões de todo o mundo. Michel Temer, presidente do Brasil, não compareceu ao evento. O grupo cantou A Praiaeira e Macaratu Atômico, em um cenário que lembrava a fauna e a flora do país.

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Homenagem

Apesar dos momentos de alegria, as Paralimpíadas tiveram um momento triste. A morte do ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, primeira na história do evento, foi lembrada durante a cerimônia com um discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador da Rio 2016, enquanto imagens do atleta passavam no telão.

Últimas notícias