Como fazer a maquiagem durar no calor? Especialista dá as dicas

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 13/09/2016 às 15:54
calor FOTO:

O Verão vem chegando aí e, com ele, aquele velho desafio de quem não abre mão de uma boa maquiagem: como fazê-la durar? Geralmente, nessa estação do ano, a pele fica um pouco mais oleosa na zona T, que sofre com excesso de brilho. Em algumas regiões do País, além do calor, há também a umidade. Combinação perfeita pra fazer a make derreter! Nós conversamos com a maquiadora e treinadora da Shiseido no Brasil Fernanda Farias. Atenção às dicas!

S1:  Quais as dicas para isso, desde a preparação da pele, para fazer a maquiagem durar?

Fernanda:  Para reverter esse problema, é fundamental usar os tratamentos corretos para manter o equilíbrio e deixar a maquiagem perfeita com efeito duradouro. A linha Shiseido Pureness, por exemplo, possui produtos que ajudam a manter a pele hidratada ao mesmo tempo em que controla a oleosidade. Seguir uma rotina de tratamento torna-se indispensável, começando pela limpeza da pele com uma espuma de limpeza, passando pelo balanceador e finalizando com um hidratante matte, como o Matifying Moisturizer (hidratante sem óleo, de textura leve, formulado com pó absorvente de oleosidade que ajuda a diminuir o brilho na superfície da pele e mantê-la equilibrada para a aplicação da maquiagem). Para receber a maquiagem, o ideal ainda é começar com um primer com proteção solar, como o Refining Makeup Primer SFP 15, que pode ser aplicado em todo o rosto, inclusive na região dos olhos e pálpebra móvel intensificando a fixação da maquiagem.

S1: Base: o que fazer para que ela não escorra? Qual o melhor tipo de base para os dias de calor? Base de longa duração funciona? O que faz com que ela dure mais?

R.: Com o tempo mais quente, precisamos lembrar que, além de uma base com boa cobertura, também precisamos proteger a pele com um alto fator de proteção UVA/UVB. Com essa motivação, a Shiseido tem em seu portfólio três bases solares em diferentes formatos, ideais para cada tipo de pele. A UV Protective Compact Foundation SPF 35 é uma base em pó de longa duração, resistente à água, transpiração e oleosidade. Sua textura aveludada se espalha perfeitamente na pele e pode ser utilizada com a esponja seca ou úmida, oferecendo uma excelente cobertura de cor e hidratação. Graças à sua formulação que não deixa a pele ressecada, permite um acabamento duradouro e natural. A UV Protective Liquid Foundation SPF 43 também é resistente à água, óleo e transpiração e tem acabamento de longa duração. Sua textura líquida é fácil de espalhar e construir camadas necessárias para criar a cobertura desejada de maneira fácil. Já a UV Protective Stick Foundation SPF36, por sua vez, é uma base com cor em bastão com as mesmas propriedades de proteção, além de prevenir contra rugas e manchas, cobrindo manchas e sinais, como o melasma e a acne. Seu formato ainda ajuda a alcançar regiões mais difíceis do rosto. Essas três bases são ideais para os dias mais quentes por unir uma boa cobertura e fixação ao fator de proteção necessário. Para aumentar sua durabilidade, basta seguir corretamente os passos de limpeza da pele.

S1.: Olhos: como fazer a sombra durar o dia todo? Lápis é uma boa pedida para os dias quentes? E a máscara?

R.: O primeiro passo para cuidar da região dos olhos é aplicar um tratamento específico, preparando e hidratando a região para receber a maquiagem. Com essa etapa concluída, podemos começar escolhendo produtos de longa duração. Queridinha das mulheres, as sombras cremosas Shimmering Cream Eye Color são à prova d’água e tem fixação de 16 horas – com essa textura, o produto é versátil e pode ser usado tanto como um primer para receber produtos em pó, tanto como delineador, já que ela não escorre nem borra. A máscara pede uma fórmula de longa duração, resistente ou à prova d’água, para evitar possíveis borrões ao longo do dia.

S1.: Boca: com o calor é melhor apostar em batons mais hidratantes que não ressecam os lábios ou os mattes que não escorrem?

R.: A escolha do acabamento do batom fica a critério de gosto; o mais importante é que o produto tenha uma formulação hidratante para não desidratar a região, como o Shiseido Perfect Rouge que contém ácido Hialurônico para hidratar durante 24 horas. Uma dica legal para o verão (ou caso sofra com lábios ressecados) é aplicar um hidratante labial cerca de 30 ou 20 minutos antes da aplicação do batom – após esse tempo, retire o excesso que o lábio não absorver, aplique um corretivo para uniformizar o tom dos lábios e contorne os lábios com lápis para ajudar na fixação.

S1.: Quais as dicas para finalizar a maquiagem para que ela dure mais e retoque.

R.: Para aumentar a durabilidade da maquiagem, uma boa dica é aplicar um pó translúcido solto como o Translucent Loose Powder em alguns locais mais propensos ao brilho, como testa, nariz e maçãs do rosto. Outra é usar lenços de papel próprios para absorver a oleosidade do rosto como o Oil Control Blotting Paper. Além de poder ser usado por cima da maquiagem sem removê-la, ele contém um poderoso componente absorvente capaz de refrescar a pele e eliminar o bri

Últimas notícias