Você conhece a witbier? Entenda o estilo mais refrescante entre as cervejas

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 11/09/2016 às 9:02
witibier FOTO:

Menos comum nas prateleiras e entre o público cervejeiro, a Witbier é a cerveja ideal para climas quentes, como o do Brasil e, principalmente, da região Nordeste. Criada há mais de 400 anos, quase desapareceu pela produção ter caído em desuso, mas teve seu retorno na década de 50 e, desde então, vem ganhando notoriedade.  Conhecida como cerveja branca por possuir uma aparência clara, ela também é turva, devido aos resíduos de levedura que ficam na bebida, que não é filtrada. A sua coloração alaranjada se atribui por ser produzida através do trigo que, ao contrário da cevada, não possui uma casca dura e acaba se misturando facilmente durante o preparo. Cascas de laranja e sementes de coentro presentes na composição tornam o sabor muito leve e refrescante, ideal para ser consumida no verão.

“O ardor dado pelo coentro contrasta perfeitamente com o cítrico da laranja. Sendo de baixo amargor, sobressai o gosto frutado e proporciona muita refrescancia para quem a bebe”, explica Eduardo Farias, da cervejaria pernambucana DeBron Bier, que trouxe a novidade para o estado, oferecendo agora cinco estilos: Ipa, Witbier, Weizen, Lager e Golden Ale. Por causa das cascas de laranja utilizadas na receita, o aroma é bastante adocicado. “Nós utilizamos a laranja cravo na composição da bebida porque queríamos ressaltar a nossa regionalidade, utilizando uma fruta que é muito consumida aqui”, ressalta Thomé Calmon, um dos sócios da DeBron. Já o aroma remete a um perfume herbal, por causa do coentro, que também faz com que o cheiro lembre especiarias e pimenta.

Na hora de servir opte por tulipas grandes e compridas, enchendo dois terços do copo e agitando a terceira parte na garrafa para finalmente despejar o restante por cima e formar um espesso e cremoso colarinho. Por ser uma bebida suave, alimentos com forte sabor podem fazer com que a degustação da cerveja seja mais agradável. Para harmonizar, escolha frutos do mar como mexilhões, que combinam perfeitamente, assim como sushi e peixes, a exemplo do linguado. Comidas leves como saladas e risotos também são ótimas sugestões. Para uma tábua de frios, selecione queijos como brie, camembert, ricota e o queijo de cabra. As Witbier são um género frágil e não muito adaptáveis a grandes envelhecimentos, quanto mais novas e menos manuseadas, melhor.

Últimas notícias