"Eu não vejo a primeira-dama como uma função oficial", diz Rebeca Coelho

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 04/09/2016 às 6:00
IMG_1326 FOTO:

Oito candidatos disputam o cargo de prefeito do Recife. Dividindo-se entre a vida familiar e a pública, numa frenética agenda de campanha, deita sobre eles a figura da companheira ou do companheiro, a iluminar; a fazer sombra, quando necessário... trata-se da primeira-dama ou do primeiro-cavalheiro. Papel, outrora, associado a uma atuação assistencialista, tem crescido e ganhado status de coadjuvante. Pelo que tem representado, o Social1 enviou 5 perguntas aos companheiros dos seis candidatos casados e, a partir deste domingo (4), e por mais dois, por ordem de resposta, você conhece mais sobre essas pessoas que podem ajudar a construir uma cidade melhor.

A gente começa com Rebeca Coelho (Daniel Coelho - PSDB), nutricionista, de 35 anos, na foto acima com os filhos, Lucas, de 6 anos, e Helena, 2.

Pra você, qual é a importância da companheira durante a campanha? Ela ajuda a vencer uma eleição?

Quem ajuda o candidato a perder ou ganhar é o povo. Eu tento sempre me dedicar e estar presente em vários eventos, não esquecendo do meu papel mais importante: mãe e esposa. Há cinco campanhas assumo sempre a responsabilidade de cuidar de toda a agenda de Daniel.

Qual é, hoje, o papel da primeira-dama?

Eu não vejo a primeira-dama como uma função oficial. Tradicionalmente, algumas se sensibilizam e se envolvem em assuntos voltados a assistência social.

Caso Daniel Coelho seja eleito, como conciliará a função de chefe de família com o trabalho e a vida pública?

Estou há nove anos com Daniel e busco sempre acompanhá-lo na sua vida pública. Pretendo manter minhas atividades profissionais como nutricionista e, principalmente, como mãe de Lucas, 6 anos, e Helena, 2.

Tradicionalmente, a atuação da primeira-dama está ligada à assistência social. Qual causa você abraçaria?

Estou bem entusiasmada com a proposta de Daniel do Pró-Creche [neste programa, a Prefeitura do Recife pagaria mensalidades, de até R$ 300, para famílias de baixa renda]. Como mãe me sensibilizo com a causa, e trabalharei junto para que este projeto seja concretizado.

Há uma primeira-dama que lhe seja referência?

Sim. Ruth Cardoso [mulher de Fernando Henrique Cardoso], pela sua luta no combate a exclusão social e a pobreza.

Últimas notícias