"Aquarius" foi eleito melhor filme no World Cinema Amsterdam

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 28/08/2016 às 13:09
aquariusfilme FOTO:

O filme Aquarius, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, venceu como melhor filme do festival World Cinema Amsterdam, na Holanda. O longa-metragem, que estreia quinta-feira (1º) nos cinemas de todo o País, é uma bela poesia visual sobre a gente, o tempo e o espaço, através da personagem Clara, interpretada por Sonia Braga, na sua volta ao cinema brasileiro.

Leia também:

Por que assistir a Aquarius?

"Aquarius devolveu meu nome e meu rosto", diz Sonia Braga

Aquarius, que tem reverberado desde a sua exibição no Festival de Cannes, em maio, quando foi feito protesto no tapete vermelho anti-impeachment de Dilma Rousseff e a favor do "Fora Temer", já venceu como melhor filme também em festivais de cinema de Lima (Peru), Sydney (Austrália) e Lodz (Polônia). Na sexta (26), foi exibido no Festival de Gramado, quando Sonia Braga ganhou o troféu Oscarito, pelo conjunto da sua obra no cinema brasileiro. Novamente houve protesto.

O filme é forte candidato a representar o Brasil na seleção a uma das vagas a Filme Estrangeiro do Oscar e tem estado no centro de duas questões polêmicas. A primeira diz respeito ao crítico de cinema Marcos Petrucelli, que compõe - a convite da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - a comissão que vai escolher a obra para ser indicada ao Oscar, sendo que, por divergências políticas, ele já havia criticado o filme, antes mesmo de assisti-lo. A segunda polêmica é o questionamento em torno da classificação indicativa da obra, posta em 18 anos.

Leia mais: Emoção e nostalgia - a pré-estreia de Aquarius no Recife, onde foi gravado

Últimas notícias