Gabriel Mascaro decide retirar "Boi Neon" da disputa pelo Oscar

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 24/08/2016 às 15:16
Boi Neon tem noites de pré-estreia no São Luiz
Boi Neon tem noites de pré-estreia no São Luiz

O cineasta  pernambucano Gabriel Mascaro decidiu retirar seu filme Boi Neon da disputa pela indicação do Brasil ao Oscar de melhor filme estrangeiro e criticou o processo seletivo. "Registramos nosso desconforto em participar de um processo seletivo de imparcialidade questionável", diz comunicado na página oficial do filme no Facebook.

Ele se referiu à indicação de Marcos Petrucelli à comissão responsável por escolher o filme brasileiro que disputará vaga no prêmio causando controvérsia no meio cinematográfico. Isso porque o crítico paulistano se manifestou contra o protesto político do elenco de Aquarius,do cineasta também pernambucano de Kleber Mendonça Filho, no último Festival de Cannes. "Espero que encoraje outros filmes brasileiros em situação semelhante a pensar a legitimidade do processo", disse, ainda, Mascaro.

Gabriel Mascaro faz críticas ao processo seletivo que escolherá o representante brasileiro na disputa pelo Oscar Gabriel Mascaro faz críticas ao processo seletivo que escolherá o representante brasileiro na disputa pelo Oscar

Veja o comunicado na íntegra:

"Decidimos tornar pública a nossa decisão de não submeter o filme BOI NEON à comissão brasileira que indica o representante nacional ao OSCAR 2017. É lamentável que o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, endosse na comissão de seleção um membro que se comportou de forma irresponsável e pouco profissional ao fazer declarações, sem apresentação de provas, contra a equipe do filme Aquarius, após o seu protesto no tapete vermelho de Cannes. Aquarius foi o único filme latino-americano na competição oficial de Cannes,tendo sido aclamado pela crítica internacional. Diante da gravidade da situação e contrários à criação de precedentes desta ordem, registramos nosso desconforto em participar de um processo seletivo de imparcialidade questionável".

Últimas notícias