Marcos Costa fala de truques, erros e tendências de maquiagem

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 12/08/2016 às 15:59
marcos costa FOTO:

Um dos maquiadores mais badalados do Brasil,  Marcos Costa, porta-voz da Natura,  é também um dos mais requisitados no mundo da moda. Das passarelas aos editoriais, ele traz na sua essência profissional não só a diversidade da mulher brasileira mas também os inúmeros climas que há no País. Não é a toa que ele viaja os quatro quantos do Brasil divulgando o que sabe fazer de melhor. E, como maquiador oficial da marca, tem papel fundamental no desenvolvimento dos produtos. Nós batemos um papo com ele sobre tendências, erros e truques de make. Confere aí?

Quais os maiores erros que a mulheres cometem na hora de se maquiar?

É muito chato falar dos erros cruciais da maquiagem porque a gente também erra, a gente não é perfeito. Mas falando das meninas que não têm tanta prática e até mesmo das que têm prática com maquiagem apontaria o excesso de base, base com a cor errada , blush muito marcado, - eu brinco que é o blush chinelada na cara -, aquele lápis muito marcado abaixo da linha d’água sem esfumar, sombra sem acabamento esfumado, batom muito escuro em boca muito fina.

Recentemente a técnica do contorno difundido pela Kim Kardashian virou febre. O que você acha da técnica?

As Kardashians são a pior referência do mundo. Na França pr exemplo, a mulher parisiense não adotou essa onda. Porque elas não gostam de nada que é artificial. Aqui a gente tem uma coisa muito voltada para o modelo americano e eu falo isso nos meus cursos: cuidado com o contorno! Imagine você uma menina que não sabe fazer nada de maquiagem, ela nunca usou uma base na vida, aí ela compra três cores de base uma para cada canto. Quem é que vai usar? A gaveta! A mulher brasileira é solar e tem uma pele linda, não precisa desses artifícios.

maquiagem-contorno-kim-kardashian

Qual os truques básicos para acertar na make?

Usar a base de acordo com o tom de pele. Se alguém comentar que sua base está bonita, corra e lave o rosto! Base boa não é notada. Máscaras de cílios sempre, não tem como errar. Se não tem prática com maquiagem, vai só de máscara de cílios, é melhor do que o lápis. Um blush que se aproxime do tom da sua pele e um batom bonito. Pronto, acabou! Eu acho que você tem que usar maquiagem de acordo com seu estado de espírito, seus traços e, principalmente, de acordo com sua personalidade. Não tente resolver seus problemas de pele com a maquiagem, isso você resolve com um bom tratamento.

O que é tendência para a estação?

Eu adoro mistura de cor. Acho lindo um delineador colorido. Preto em cima e um azul turquesa em baixo nos olhos fica lindo! A mistura de quente e frio junto combinam muito com a brasileira: batom laranja com blush rosa e esfumado roxo no olho ou um blush rosa com um gloss coral, fica lindo, lindo, lindo! Claro que você vai dar ênfase a cor que mais lhe favorece. Quem tem pele amarela usa um blush rosa ao invés do laranja. E pele natural, sempre.

MC_coloridosuave09

Maquiagem colorida é para todo mundo?

É aquilo que eu falei: você tem que usar aquilo que combina contigo. Uma menina de trinta e poucos pode fazer um esfumado azul nos olhos com um pouquinho de verde. Para sua tia de 73 anos a gente sugere um esfumado marrom com um toque de cor no meio do olho.

E a maquiagem bronzeadora...?

É perigosa! É um pezinho no cafona, mas é bonito quando usada direitinho. Vale a pena você usar Usa sua base normal e usar um blush bronze nos pontos onde o sol bate.

MC_tropicalcolors03

Como usar brilho na maquiagem numa cidade onde já se brilha naturalmente?

E num país onde 70% das peles são oleosas. Cuidado com o iluminador! Use com o pé no freio. Bota um pouquinho nos pontos altos e pronto, acabou!

Últimas notícias