A passagem do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Recife

A passagem do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Recife
Publicado em Sociedade Pernambucana 9/08/2016 às 12:11

Na foto acima, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa entre João Carlos Paes Mendonça e Alberto Ferreira da Costa.

Foi breve, mas intensa, a visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Recife, nesta segunda (8). O chefe de Estado desembarcou em voo comercial, vindo de São Paulo. Ele esteve na capital paulista depois de participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, onde chegou no dia 2. No Aeroporto dos Guararapes, Rebelo de Sousa foi recepcionado pelo vice-governador Raul Henry, que o acompanhou até o Real Hospital Português.

[instagram BI3PGadj7WF]

Na instituição luso-brasileira, foi descerrada uma placa marcando a visita do presidente, que também saiu condecorado com uma medalha de ouro alusiva aos 150 anos do RHP. Em contrapartida, o Governo de Portugal concedeu ao hospital o título de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique e ao provedor, Alberto Ferreira da Costa, o Grau de Oficial da Ordem do Mérito. As honrarias foram entregues no Salão Nobre, onde estavam o embaixador de Portugal no País, Francisco Ribeiro Telles; Carmen e Beto Ferreira da Costa, os empresários João Carlos Paes Mendonça e Arménio Dias, além da escritora Laura Areias, entre outros nomes.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu medalha de ouro alusiva aos 150 anos do RHP - Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu medalha de ouro alusiva aos 150 anos do RHP – Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

O provedor do RHP, Alberto Ferreira da Costa, recebeu t

O provedor do RHP, Alberto Ferreira da Costa, recebeu título para o hospital, de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique

O provedor foi condecorado com Grau de Oficial da Ordem do Mérito

O provedor foi condecorado com Grau de Oficial da Ordem do Mérito

O provedor, em seu discurso, recordou a história do RHP, agora com 160 anos, e finalizou alegre: “Só tenho a agradecer e dizer que hoje é um dos dias mais contentes da nossa vida”. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa retribuiu: “Estou a representar todo o Portugal, todas as portuguesas e todos os portugueses, homenageando o hospital e este provedor, pelo espírito português, pela amizade entre as duas comunidades. Ninguém é insubstituível, mas há alguns mais insubstituíveis. Portugal lhe agradece!”.

O presidente durante discurso no RHP

O presidente durante discurso no RHP

Alberto F. da Costa, Laura Areias e o presidente em passeio pelo hospital

Alberto F. da Costa, Laura Areias e o presidente em passeio pelo hospital

Do hospital seguiram para o Gabinete Português de Leitura – que junto ao RHP e ao Clube Barroso são as instituições oficias da comunidade portuguesa no Recife. O presidente foi recebido pelo diretor em exercício da casa, Celso Gaspar, e pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, junto com a primeira-dama, Cristina Mello. No coquetel, um gratinado de bacalhau dava sabor luso à noite; de sobremesa, no entanto, pastel de festa, ao invés do de belém, pra celebrar as duas comunidades. Junto ao bufê da Arcádia eram servidos rótulos da Quinta Maria Izabel, de João Carlos Paes Mendonça. O presidente, aliás, confessou que já conhecia e que gosta.

O presidente do Gabinete Português de Leitura, Celso Gaspar, com o prefeito Gerldo Julio e

O presidente em exercício do Gabinete Português de Leitura, Celso Gaspar, com o prefeito Geraldo Julio e a primeira-dama Cristina Mello, em recepção

Em novo discurso, ele valorizou o Brasil, ao citar “a manifestação da pujança brasileira ao mundo”, referindo-se à abertura dos Jogos Olímpicos, e enfatizou, com carisma: “O que existe entre nós não é só passado, mas é presente e futuro. O Brasil tem futuro. Eu acredito nesse futuro”. Ex-professor, jornalista e comentarista político de TV, a comunicação do presidente conquistou a todos os presentes. Por lá estavam os desembargadores Leopoldo Raposo e Jones Figueiredo Alves; Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti Filho, Adriana e Alvarito Ferreira da Costa, Claudia Ferreira da Costa e Guaracy Fonseca, Margarida Cantarelli, Iuri Maia Leite, o cônsul da Argentina no Recife, Jaime Beserman; a deputada Priscila Krause, o vereador do Recife André Régis…

Ao fim, o presidente ficou cercado por convidados durante muito tempo, sem segurança ostensiva, visivelmente tranquilo, atendendo a pedidos sem-fim de selfies. Até criança no colo ele pôs… Parecia um popstar. De lá mesmo voltou para Portugal, em voo comercial.

Presidente foi superassediado

Presidente foi superassediado e até pegou uma criança no colo

[instagram BI3gMXLDyqc]

Compartilhe
Publicado por
Romero Rafael

Comentários
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com