Rio 2016: Joanna Maranhão publica agradecimento em rede social e recebe ódio em troca

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 07/08/2016 às 13:52
joanna FOTO:

A nadadora recifense Joanna Maranhão, que disputa os Jogos Olímpicos Rio 2016, e que por isso está afastada das redes sociais, permitiu-se voltar por uns minutos, neste sábado (6) e publicou um texto afetuoso no Facebook em que reflete sobre sua participação em Olimpíadas (ela disputou também em Atenas, Pequim e Londres); agradece aos brasileiros pelo resultado da prova que realizou na tarde de sábado - completou a prova na sua melhor marca em Jogos Olímpicos, 4'38", mas não conseguiu se classificar para a final dos 400m medley - e ainda se mostra de cabeça erguida pra disputar, nesta segunda (8), vaga na final da prova de 200m medley. "Vou sumir das redes sociais de novo, porque ainda tenho amor e conquistas a vivenciar por aqui, mas vocês foram incríveis!", escreveu. Leia o texto na íntegra:

Falei que ia ficar distante das redes sociais mas depois do que vivi hoje eu preciso vir até aqui agradecer. Há 12 anos, eu fazia minha estreia em jogos Olímpicos e classificava pra final em 6 lugar com 4'42. Foi imensamente divertido, uma honra. Em Pequim, eu nadei pra 4'40 (com traje) e fiquei em 18 lugar, comemorei muito, aquela "vitória" tinha sabor de renascimento. Já em Londres, eu desmaiei e não nadei a prova de 400 medley, achei que ali o sentido tinha sumido e a pressão era grande demais. Parei de nadar, voltei a nadar. Hoje, nadei pra 4'38, minha melhor marca em Jogos Olímpicos, que coisa louca nadar aos 29 mais rápido do que aos 17. Eu não estarei na final, terminei em 15, mas meu Deus como eu te agradeço por ter me guiado de volta às piscinas, como eu te agradeço por ter me dado forças a continuar a nadar os 400 medley. O que eu vivi hoje, eu jamais esquecerei e eu não consigo expressar em palavras. A energia, eu nadei a prova inteira sorrindo, cada um de vocês que está lendo essa mensagem estava ali comigo e é por isso que eu vim até a rede social hoje: minha gente, obrigada por esse amor que vocês me proporcionaram hoje! Antes de dormir ontem [sexta], eu pensei: "eu posso e quero ser finalista olímpica de novo, mas se eu colocar isso como condição única de me sentir plena, eu estarei sendo injusta com todo trabalho que fiz até aqui, eu mereço me divertir." Vou sumir das redes sociais de novo porque ainda tenho amor e conquistas a vivenciar por aqui, mas vocês foram incríveis! Muito obrigada!

Joanna Maranhão

Infelizmente, uma onda de ódio tem invadido os comentários da publicação, com o propósito de atacar Joanna Maranhão, e certamente desestabilizá-la. São pessoas que se aproveitam da sua não-classificação na prova dos 400m medley para tentar humilhar, como uma resposta às críticas que a nadadora costuma fazer na sua fanpage a políticos ultraconservadores, sobretudo a Bolsonaro, e pà defesa dos direitos humanos ao apoiar cotas raciais, casamento gay, não redução da maioridade penal, entre outras. Em contrapartida aos odiadores, surge também um movimento de apoio a Joanna, com a hashtag #joannamaranhaomerepresenta. Em publicações recentes da sua fanpage, a nadadora demonstra que sabe lidar com isso. Veja:

[]

[]

Últimas notícias