Ratinho é condenado por manter funcionários da sua fazenda como "escravos"

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/07/2016 às 8:56
Ratinho. Foto Divulgação
Ratinho. Foto Divulgação

Carlos Roberto Massa, mais conhecido como Ratinho, foi condenado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por manter trabalhadores de uma de suas propriedades em situação análoga ao de escravos. O apresentador do SBT terá que pagar uma multa de R$ 200 mil por danos morais, já que não ofereceu equipamentos de proteção e locais adequados para as refeições dos funcionários da sua fazenda em Esplanada, que fica em Limeira do Oeste. Afastado da emissora por estar doente, Ratinho ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas os advogados já recorreram da decisão.

Os funcionários da fazenda faziam suas refeições na lavoura e nos banheiros. Além da condenação, o apresentador enfrenta a acusação de aliciamento de pessoas no Maranhão e na Bahia, pois não seguiu as leis para as contratações.

Em nota ao site G1, a defesa afirma que o artista não é mais dono do local: "embora tenha havido condenação na referida ação em indenização por dano moral coletivo em 1ª instância, ela foi totalmente excluída da condenação em 2ª instância". A assessoria dele também afirma que "não existiu trabalho em condição análoga à de escravo, mas restabeleceu a condenação no pagamento de indenização por dano moral coletivo, no valor R$ 200 mil em razão do suposto descumprimento dos aspectos da legislação indicados no item 4”.

Últimas notícias