Dia do Rock: os cinco melhores cantores da história do gênero musical

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 13/07/2016 às 8:38
rock22 FOTO:

De heavy metal, passando pelo folk até o psicodélico: não tem para onde, o rock marcou - e ainda marca - a cultura de todo o mundo. O gênero, que nasceu na década de 50, sofreu influência do jazz, country e blues. A união dos estilos, gerou não só um novo ritmo, bem como grandes artistas. Para o Dia Mundial do Rock, comemorado neste 13 de julho, o Social1 conversou com o critico de música deste Jornal do Commercio, José Teles, que selecionou os cinco melhores artistas do rock. Confira:

Elvis Presley

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

O americano Elvis Presley, conhecido como o Rei do Rock, foi um dos pioneiros do estilo. Cerca de 50 anos separam o cantor dos artistas atuais mas os hits do ícone continuam na boca do povo. Entre seus sucessos musicais podemos destacar Suspicious Minds, My Way, All Shook Up, Don't Be Cruel, Love Me Tender e outros. Elvis também se destacou pelas suas produções cheias de cores e brilhos.

Chuck Berry

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Charles Edward Anderson Berry, mais conhecido como Chuck Berry, também foi um dos primeiros do Rock And Roll. O interprete é considerado o quinto melhor artista da música de todos os tempos pela revista Rolling Stone. O cantor influenciou profundamente grandes bandas inglesas na década de 60 como Beatles, Animals e os Rolling Stones. Entre seus clássicos podemos citar Roll Over Beethoven, Sweet Little Sixteen, Route 66, Memphis, Tennessee, entre outras.

Buddy Holly

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A carreira de Buddy Holly durou pouco, já que o músico morreu ainda jovem, aos 23 anos. Um ano e meio foi o suficiente para que o artista conquistasse o mundo do Rock. Críticos musicais consideram o cantor como "a força criativa mais influente dos primórdios do rock". Assim como os cantores já citados, Buddy serviu de inspiração para Eric Clapton, Bob Dylan e os Beatles. No ranking da revista Rolling Stones o cantor ocupa a 13ª colocação entre os "Maiores Artistas de Todos os Tempos".

Little Richard 

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Richard Wayne Penninman ou Little Richard, como é mais conhecido, também foi um dos grandes artistas do estilo musical. Negro, vindo de uma família carente, ele conheceu o rock por meio dos arrebatados de gospel, que escutava nas igrejas da época. Já na adolescência aprendeu a tocar piano e, como o tempo, foi desbravando o gênero, misturando boogie-woogie, rhythm & Blues e gospel, criando um estilo único: uma música agressiva, vibrante, intensa, tocada acelerada ao piano.

Entre os seus sucesso estão Tutti Frutti, Lucille, Keep A Knockin, Long Tall Sally e muito mais. Ele está em oitavo lugar entre os melhores músicos do mundo, segundo o ranking da revista Rolling Stone

Jerry Lee Lewis 

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Único artista que ainda está vivo da lista, Jerry Lee Lewis também começou na música católica mas, desde pequeno, o rock já o conquistou. O cantor quase foi banido do mundo da música após a descoberta do casamento dele com sua prima de segundo grau que tinha apenas 13 anos. Ele deu a volta por cima, mas não conseguiu muito espaço nos Estados Unidos. Foi então que Jerry decidiu mudar e focou a sua carreira na música country.  Embora continuasse a tocar e viajar em turnê, ele nunca mais conseguiria alcançar o nível de sucesso que tinha antes do escândalo de 1958.

Leia também: O camaleônico Rock and Roll lançou tendências e refletiu comportamentos

Álbuns que refletiram comportamentos de suas épocas

Últimas notícias