Atenção para o "trend alert": as ombreiras estão de volta!

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 10/07/2016 às 9:50
ombreiras FOTO:

Símbolo na moda dos anos 80, o volume nos ombros era sinônimo naquela época de elegância, confiança e poder. Sim, estamos falando das ombreiras!  Apesar de muita gente torcei os nariz para elas, é fato: elas voltaram, e nesta última semana de alta-costura tanto em Paris quanto em Milão, concentradas em mais de três grifes.

Em Paris, as grifes que até agora mais abusaram de ombreiras e de muito volume foram Jacquemus, Saint Laurant, Vetements, Dior, Balmain, Issey Miyake, Givenchy, Julien David, Céline, Lanvin, Maison Margiela e Chalayan. Já em Milão, Dolce&Gabbana e Versace usaram do volume para criar coleções para uma mulher poderosa, seja com roupas mais delicadas e cheias de detalhes ou com peças que misturam os universos feminino e masculino.Mas, será que esse modismo funciona pra vida real? Como a gente pode aderir à tendência sem ficar com cara de uma personagem de um filme antigo e, digamos, brega?

Para correr o risco de errar e ficar over, o segredo é focar apenas nas ombreiras. Se a parte de baixo for ampla, afine a cintura com um cinto, como apostou Schiaparelli e Elie Saab. Para deixar a produção mais divertida e menos off to work, patches coloridos e peças com bordados que enriquecem o visual são bem-vindos, como bem mostra Schiaparelli com seu trompe l'oeil. Mas, atenção para o seu tipo físico na hora de apostar nos ombros volumosos. Tudo depende do tamanho da ombreira. Se a pessoa for baixinha tem que usar uma menor para o look não ficar muito poluído. Já quem é mais alta (especialmente as magras) podem apostar nas maiores.

Lembre-se sempre das proporções. Quando você aposta no volume em cima, sempre funciona melhor quando a parte de baixo é mais seca. Para as mais baixinhas, outro truque são as calças skinny até o chão (nada de barra dobrada) que também alongam. Outra dica é focar só nas ombreiras  deixando o resto bem simples, sem estampas, nem volumes. Se for um blazer ou casaquinho funciona bem de dia com jeans e camiseta. Pra noite, looks com tecidos brilhantes e ombros maiores.

Últimas notícias