Macarrão não engorda, afirmam pesquisadores italianos

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 10/07/2016 às 8:24
Divulgação
Macarrão foi um dos itens que teve alta de preço - FOTO: Divulgação

Se você é daqueles que aaaama um bom prato de macarrão, temos uma boa notícia: de acordo com pesquisadores italianos a pasta não engorda. E ainda ajuda a emagrecer! emoticon

Isso é o que afirma o estudo publicado pelos cientistas George Pounis e Licia Iacoviello na revista Nutrition & Diabetes. A dupla afirma que, aliada a uma rotina de alimentação baseada nos costumes mediterrâneos (rica em vegetais e azeite de oliva), a massa está diretamente relacionada à redução do IMC e às medidas da cintura.

Para comprovar o estudo, os pesquisadores analisaram as dietas de 23 mil pessoas de duas partes da Itália, e chegaram à conclusão que, aqueles que ingeriram massa, tiveram uma diminuição maior das medidas do abdômen. Os participantes foram convidados a registrar todos os alimentos consumidos em um diário, e logo foram entrevistados por telefone.

A conclusão é que não há relação direta entre comer massa e engordar, mas sim o contrário: quem comeu o alimento diminuiu números na balança. "Ao analisar informações antropométricas dos participantes e de seus hábitos alimentares, percebemos que, ao contrário do que muitos pensam, a massa não está associada ao aumento de peso",declarou Pounis ao Daily Mail. "Nosso estudo mostra que ingerir pasta de acordo com a necessidade individual de cada um contribui com um IMC saudável e menores medidas na circunferência da cintura", conclui.

O macarrão costuma ser considerado inadequado para quem quer emagrecer, e há quem exclua completamente o alimento de suas refeições", diz Iacoviello, do Neuromed Institute em Pizzoli, na Itália. "Com esta pesquisa, descobrimos que esta não é a atitude correta. A mensagem que queremos passar é que a dieta mediterrânea, consumida em moderação e respeitando a variedade de todos os seus elementos – incluindo massa – faz bem para a sua saúde".

Entre os principais alimentos da dieta mediterrânea estão azeite de oliva, cebola, tomate, alho, arroz, massa, legumes e queijos da estação.

Últimas notícias