Dia da Pizza: A gente experimentou a versão retangular e de jerimum do Café do Brejo

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 09/07/2016 às 19:00
DN080716009 FOTO:

É retangular e feita com jerimum a pizza servida no Café do Brejo, uma (bem-sucedida) licença gastronômica à iguaria italiana que desde 1985 é celebrada no Brasil em todo 10 de julho. A versão foi criada por dona Maria Tereza Diniz. Retangular porque era a forma que ela tinha em casa; com jerimum porque estava cansada da massa que comprava na padaria, e porque podia usufruir das raízes que a terra lhe concedia, em Triunfo, no Sertão pernambucano. Primeiro ela criou pães à base de - além de jerimum - macaxeira, batata-doce e inhame, para alimentar seus funcionários. Evoluiu, então, para as pizzas de todas essas raízes. Pães e pizzas agradaram aos trabalhadores, aos três filhos, amigos e também aos "bicões" que iam à casa dela só pra comer das delícias. Até que, para dar vazão á demanda, teve de abrir um café na cidade.

Há pouco mais de um ano, o Café do Brejo abriu filial no Recife, no bairro de Santo Amaro. O café é a estrela da casa, mas a pizza é a origem. E, pra não ser superficial, quando for, experimente-a. O barista da casa, Gabriel Althoff, filho de dona Maria Tereza, mantém a receita da mãe, como nos primórdios. Costuma servir de jerimum, macaxeira e batata-doce, a depender da disponibilidade das raízes na casa e no mercado. Gabriel mantém, inclusive, o formato. Pra ele, é uma questão de afeto; é como a mãe servia a ele e aos irmãos. A principal é a Brejeira, que leva os queijos prato e muçarela mais frango, pimentões verde, vermelho e amarelo, cebola roxa, azeitona preta, ovo e orégano. Há também as clássicas muçarela, calabresa e margherita.

Pizza Brejeira do Café do Brejo - Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem Pizza Brejeira do Café do Brejo - Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

O Social1 provou a Brejeira com massa de jerimum e aprovou: a massa, com a cor mais alaranjada, deixa no paladar o adocicado do jerimum. O sabor é leve e bem complementado pelos sabores marcantes dos pimentões e da cebola roxa. Leve também é a massa: nem fina e crocante nem grossa e fofa; duas pessoas comem bem uma, que é dividida em oito quadrados, sem a sensação de ficar empachado. O preço varia entre R$ 26,90 e R$ 32,90. A casa, na Rua do Lima, quase na esquina com a Rua da Aurora, abre de segunda a sexta, das 11h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. É possível também pedir uma porção de focaccia com massa de jerimum ao alho, servida com patê de legumes.

Pizza Margherita - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem - Pizza Margherita - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Pizza Brejeira - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem - Pizza Brejeira - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Pizza Calabresa - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem - Pizza Calabresa - Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem

Últimas notícias