Os 70 anos de Maria Bethânia

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 18/06/2016 às 18:55
"Ruína" é estrelado por Bethânia
"Ruína" é estrelado por Bethânia

Em 1946, na cidade de Santo Amaro, Bahia, numa quarta-feira de junho, nascia Maria Bethânia Vianna Telles Velloso, filha de José Teles Velozo, mais conhecido como Seu Zezinho, funcionário dos correios, e Claudionor Viana Teles Veloso, dona Canô . Maria Bethânia, irmã de Caetano Veloso e nossa abelha rainha, completa 70 anos neste sábado(18) ameno, com direito a cantoria de Carcará. Seu nome vem da canção Valsa de Maria Betânia, de Capiba, na voz de Nelson Gonaçalves.

Familiarizada com as artes, aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1965, para seguir a carreira de cantora. Em tempos de eleições diretas, Bethânia foi convidada para substituir a cantora e violinista Nara Leão no espetáculo Opinião, em cartaz no Rio de Janeiro, devido a problemas de saúde. A partir desta apresentação emblemática, a iniciante artista foi contratada pela RCA para gravar o seu primeiro álbum, batizado Maria Bethânia. O disco homônimo foi crucial para consolidar a sua carreia. Anos seguintes, a pedidos do músico Edu Lobo, eles gravaram um CD juntos. Em meados de 1968, só se ouvia os sucessos Pra dizer Adeus e Sinheré.

Na década de 1970, auge da cultura Hippie, o talento da moça com a voz singular se uniu ao senso artístico de Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Juntos, eles deram corpo ao Doces Bárbaros. Enquanto Guanabara e o Rio de Janeiro tornavam-se um só estado, o quarteto de músicos lançava disco ao vivo Doces Bárbaros. Do material raro, foram extraídas as faixas Esotérico, São João Xangô Menino,  Chuckberry Fields Forever entre outras.

O sucesso dos álbuns Álibi, Mel, Talismã, Alteza, Ciclo e Beira Mar transformou a menina de Santo Amaro em uma das mais importantes vocalistas da Música Popular Brasileira. Dando continuidade à carreira, ela lança, através do selo da RCA, o Memórias de Pele. Dezembros e Maria fecham o ciclo dos anos 80 da artista. Hoje, com mais de 50 anos de carreira e  33 discos lançados, sabemos o real motivo de Maria Bethânia assumir o posto de Abelha Rainha.

Últimas notícias